TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 12

Curso de Administração

Disciplina – Comportamento Organizacional

Luiz Fernando da Silva

Alex Fernando Rodrigues

Atividades Práticas Supervisionadas

Comportamento Organizacional

16/04/2012

INDICE

1 – INTRODUÇÃO Pag. 3

2 – CAPITULO I – Definição de Comportamento Organizacional Pag. 4

3 – CAPITULO II – Inovação Pag. 5

4 – CAPITULO III – Trabalho em equipe Pag. 8

5 – CAPITULO IV – Percepção, Comunicação e a arte de Administrar Pag. 9

6 – CONCLUSÃO Pag.10

7 – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Pag.12

INTRODUÇÃO

Apresentaremos a seguir a importância do Comportamento Organizacional nas organizações, e como ela tem exercido influencias no comportamento dos membros ou grupos de indivíduos nesta organização fator que influencia diretamente no sucesso ou fracasso como também no comprometimento, na produtividade e na realização pessoal.

Descreveremos definições de sistema aberto e sistema fechado com um comparativo entre os dois sistemas. Serão apresentados os conceitos de inovação nas organizações e apresentado dados colhidos em uma pesquisa feita com colaboradores de uma organização sobre inovação organizacional no desenvolvimento deste relatório.

Demonstrados as características do trabalho em equipe e seus benefícios, a dificuldade em implantar planos de mudança nas organizações e os fatores que influenciam no fracasso desses planos. Definiremos Percepção e Comunicação nas empresas e os conceitos da administração.É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) utilizando a mesma quantidade de recursos. Ser eficiente é fazer aquilo da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, e. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. Ou seja e uma organização que consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência.

CAPITULO I

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.O comportamento organizacional busca melhorar e direcionar as habilidades de cada integrante da organização, formar um convívio entre pessoas de etnias, raças, crenças e culturas diferentes, quebrar a resistência a mudança e inovação e estimular a criatividade dos colaboradores. Ensiná-los a separar a vida pessoal da vida profissional tendo cautela nas palavras e ações, pois, o temperamento e as atitudes dos colaboradores influenciam diretamente na forma que as organizações são vistas pelos consumidores.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAPITULO II

1-As empresas do Brasil hoje ajudam e apóiam seus funcionários motivando-os a estudar ou dando aumento de salários para se terem um bom desempenho nos seus setores?

2-Dentro de seus setores, os colaboradores estão interessados em inovações que possam vir ajudá-los a ter um crescimento dentro da empresa?

3-A inovação que muitas empresas vêm criando em busca de novas idéias gera certa polemica ate pela falta da experiência, qual e a parte que tem o desempenho melhor no mercado de trabalho qualificação profissional ou experiência de trabalho ou as duas opções podem andar juntas?

4-A empresa fornece cursos de capacitação para melhoramento e aprimoramento dos profissionais dentro da empresa? Qual é a vantagem dessa capacitação?

5-O que busca em sua organização uma pessoa individualista que tenha ganância em busca de desenvolvimento pessoal?Ou uma pessoa que gera opiniões e debata-os dentro de uma equipe se mostrando individualista na sua organização?

Marcos Miranda idade: 26 Operador de Maquinas Florestais

3- Através de pessoas qualificadas a empresa pode atuar num mercado competitivo gerando maior produtividade e rapidez e novos conhecimentos, pois um colaborador capacitado consegue reduzir custos menos quebras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com