TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho elaborado para fins de avaliação da disciplina Comportamento Organizacional, do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, sob a orientação da Professor (a) Interativo: Irma Macario.

ITAQUIRAI - MS

2013

Introdução

O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada indivíduo, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete só no núcleo dos negócios como também na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do modernismo.

No entanto, vale ressaltar que as transformações vividas por cada indivíduo, tem como consequência o aperfeiçoamento em suas habilidades, aumentando sua fonte de conhecimento e experiência. Em uma organização é fundamental a busca por informações, novos conhecimentos, e junto à estes muito planejamento e disciplina. Isso faz com que aumente a possibilidade de sucesso no empreendimento.

O presente trabalho apresentará uma discussão sobre o comportamento organizacional em mudanças e inovações nas organizações.

Capitulo 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

• DEFINIÇAO

Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento humano.

Querendo assim alcançar produtividade, e promover a cidadania organizacional. Podemos encontrar algumas caracteristicas que se identificam no CO: Estudo de pessoas; se relaciona com a psicologia,sociologia e administraçao; combina o desenvolvimento tecnico com um aprendizado natural.

Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, e habilidades interpessoais são as principais variaveis no CO.

Para delimitar o conceito de CO, Pugh em (1966; 1969) definiu-o como o estudo de uma estrutura e o funcionamento de tais organizações, e o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas, assim, defendia a ideia de tratar-se de uma ciência emergente e quase independente, que seria usada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia. Influenciado pela visão sistêmica de Katz e Kahn em (1966/1978) sobre organizações e CO, e Pugh percebeu todos os níveis de análise do modelo como subsistemas interdependentes, mas com identidades próprias. Para poder estruturar a dinâmica de relações entre as variáveis de cada um dos quatro níveis de análises, eles organizaram em quatro categorias distintas: variáveis relativas ao ambiente, aos objetivos/recursos, a estrutura/processos e ao comportamento avaliado.

Na revisão publicada em 1984, realizada pela Staw (1984), o CO foi definido como: “... um campo multidisciplinar que examina o comportamento de indivíduos dentro de ambientes organizacionais, como também a estrutura e o comportamento das próprias organizações” (p. 628).•.”

Capitulo 2.

Em uma pesquisa feita com algumas pessoas em uma pacata cidade, sobre o que seria “inovar ou inovação”, obteve-se várias respostas diferenciadas:

• "Inovação" é uma palavra relacionada a novidades, é o ato de trazer novidades para algo que já existe. Os comerciais de televisão, por exemplo, existem desde quando a própria televisão começou a existir, mas estão sempre sendo inovados, renovados.

• "Inovar" é colocar em prática uma nova ideia, isso para algumas pessoas. Já para outras, um novo plano, um novo método para melhorar o desempenho de algo que já existe. O avanço do processo de globalização mundial traz avanços tecnológicos principalmente na área de informação, e a internet é uma das provas mais evidentes disto.

• Para outras seria criar, ou fazer coisas novas, seria bem como se a pessoa fosse inventar uma coisa nova, algo de seu desejo, algo que lhe fizesse bem.

• Com isto, o substantivo "inovação" e o verbo "inovar" estão obrigatoriamente cada vez mais presentes no nosso vocabulário/cotidiano. Os conceitos relacionados à inovação são vários, mas todos se unem num ponto em comum que a define como um processo que inclui atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e principalmente constantes melhorias que facilitem a comercialização de produtos e de serviços novos ou melhorados. Porém, esse ato de inovar visa incluir tudo isto com menos tempo, para que fique mais acessível para as pessoas em suas empresas, e ao mesmo tempo aumente seu processo produtivo, administrativo e financeiro para gerar melhores condições de competitividade.

O EFEITO DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

O Brasil tem pontos fortes para a inovação: bom investimento em pesquisa nas universidades, recursos humanos com qualidade e publicações em artigos científicos com um impacto internacional. Mas por causa de um ambiente não muito motivador, essas pesquisas não chegao ao mercado, para isso melhorar é preciso que invistam em desenvolvimento.

O Brasil ja ficou atrás de outros paises como India e China, por causa da falta de capacidade de tranformar conhecimento em valor. Não há uma ação que possa resolver sozinha todos os desafios da inovação no país.

Se tiver um almento em energia e na criatividade, tudo ficará melhor, o problema é somente saber inovar, e isso é absolutamente necessario para que o Brasil dê um salto na sua qualidade de inovação.A inovaçao é um fator necessário para o crescimento economico e o desenvolvimento da sociedade, e também o crescimento das empresas, como por exemplo.

• as empresas de telefonia móvel ( celulares, iphone ) buscando inovar seus produtos com muita tecnologia e mais praticidade, inserindo novos recursos, como cartões de memória mais avançadas com até 16Gb de capacidade, câmera inserida no aparelho com até 8 mega pixels, internet própria, entre outros.

• As empresas de televisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com