TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de

Tecnologia em Marketing

Comportamento Organizacional

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado em conjunto com objetivo de esclarecer o comportamento organizacional abordando as seguintes etapas: Comportamento organizacional, visão sistêmica, mudança, grupos, equipes e liderança conforme desafio solicitado pela faculdade. Neste trabalho encontra-se os dois desafios onde abordaremos os temas citados.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

2. DESENVOLVIMENTO

Comportamento Organizacional, Visão Sistêmica e Mudança

2.1 Comportamento Organizacional

Para pugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento em dos grupos e indivíduos dentro delas. Outra definição pelo professor John Ivancevich é que o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores ; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia, e afetividade.

Durante a década de 1950, houve transição na abordagem de relações humanas. Os estudiosos começaram a reconhecer que a produtividade do trabalhador e os sucesso organizacional são baseados em mais coisas do que em satisfação de necessidades econômicas e sociais. A perspectiva revisada, conhecida como Comportamento Organizacional, estuda e identifica as atividades de administração e promove a eficácia do empregado por meio do entendimento da natureza complexa do indivíduo, do grupo e do processo organizacional.

O comportamento Organizacional emerge de uma gama de disciplinas, incluindo psicologia e sociologia, para explicar o comportamento de uma pessoa no trabalho. No decorrer dos anos, o comportamento organizacional tem enfatizado consistentemente o desenvolvimento dos recursos humanos da organização para se atingir objetivos organizacionais e individuais. Nos últimos anos, muitas das principais questões abordadas pelo comportamento organizacional têm experimentado um renascimento com grande interesse em liderança, participação dos trabalhadores incentivos e produtividade.

2.2 Visão Sistêmica

Segundo Martinelli ( 2006, p. 3) a abordagem sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência. Então, vamos falar da visão sistêmica no CO. A teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy por volta de 1950, com objetivo básico de sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas.

Em termos de definição, parece-nos bastante adequada a que diz ser um sistema qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo. Dentro dessa conceituação, diríamos, para exemplificar, que um automóvel é um sistema, na medida em que é composto de várias partes – chassis, rodas, carroceria, pneus, motor, etc. Que se inter-relacionam , interatuam e interdependem, tendo um objetivo: transporte. Para que compreendamos essa interatuação e interdependência, basta que nos apercebamos do que acontece quando uma das partes - que chamamos subsistema – não corresponde à expectativa prevista: basta que o subsistema motor não funcione para que o sistema automóvel como um todo também dixe de funcionar, não cumpra seu objetivo primário, que é transportar. Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de objetivo.

Quadro de Sistemas Aberto e Fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado

8. Organização Social 3. Sistema Cibernético Simples: Termostato

7. Ser Humano 2. Sistemas Dinâmicos Simplies: Mecanismo de Relógio

6. Reino Animal 1. Sistema Estáticos Simples: Estruturas

5. Vida Vegetal

4. Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula

Componentes e Característica de um sistema. Todo e qualquer sistema aberto apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com