TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE DE ADMINISTRAR COM PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

Etapa 4(Passo 1)

No Mundo Organizacional atual os gerentes adotam várias práticas gerenciais totalmente adversas as reais necessidades e exigências do terceiro milênio. O Campo do Comportamento Organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas Organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos como percepção, atitudes, comunicação, estruturas e processos de grupos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que transcenda as maiores expectativas. Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um continuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da Organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações.

A percepção é mais um conceito em psicologia que possui diferentes considerações. Ela pode ser entendida como produto de vários elementos sensitivos ligados a experiências que o indivíduo tem anteriormente, pode ser entendido de maneira bem global, sendo irredutível às sensações, ou pode ter características tão amplas que se confunde com qualquer processo cognoscitivo. Para que o objeto possa ser percebido, ele deve se destacar do mundo fenomenológico, possuindo uma estrutura interna maior do que os outros objetos que o cercam para que se constitua uma “boa figura”, caracterizando o resto como “fundo” sobre o qual ele se destaca.

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande Medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, não só fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em idéias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos. Contudo, a capacidade do ser humano de apreender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos.

As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. Indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldades em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma acurada, sem deformações. A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.

A partir da percepção, do meio social e dos outros, vamos organizando as informações recebidas e as relacionamos com afetos não positivos ou negativos, o que nos predispõe a favor velou desfavoravelmente com relação às pessoas, objetos e situações. A estas predisposições chamamos de atitudes. A aprovação de pessoas importantes para o grupo social de que participamos exerce um efeito reforçador das nossas atitudes, o que faz com que estas sejam incorporadas ao nosso repertorio de comportamento, enquanto que, aquelas que são criticadas, costumam ser rejeitadas.

Uma boa estratégia adotada pelas Organizações particularmente é a comunicação. Desta forma, pode-se descrever a capacidade de um administrador, de manter uma boa comunicação entre os colaboradores da Organização, contudo, tornando um local mais agradável para todos. Sendo qualquer problema que surgir de inteira responsabilidade do administrador.

A definição de comunicação se diz respeito a forma como as pessoas se relacionam entre si. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.

CONCLUSÃO

Etapa 2(Passo 2) e Etapa 3(Passo 2)

A Inovação Organizacional acontece quando um método organizacional é implementado pela primeira vez na empresa (lembrando que qualquer tipo de inovação tem o objetivo de trazer ganhos para a empresa). No caso da inovação organizacional, a meta principal é reduzir custos das áreas administrativas. Devem também resultar na melhoria do local do trabalho, das relações externas e do desenvolvimento dos empregados. O resultado final é melhoria na produtividade do negócio.

Segundo a própria definição de inovação proposta por esse trabalho, a maior importância da inovação é de contribuir significativamente para levar a Organização a atingir seus objetivos. As Organizações rapidamente se conscientizam da necessidade de implementar reformulações profundas em suas formas de atuação ou terem de ceder lugar a outras, mais conscientes e capazes de responder às exigências do novo milênio. As mudanças rápidas do ambiente têm feito com que venhamos a nos defrontar a cada passo com incerteza.

Kaplan (1997, p. 5) é enfático ao definir a importância da inovação, não apenas para sustentar o presente, mas, principalmente, para garantir o futuro.

“Os ciclos de vida dos produtos continuam diminuindo. A vantagem competitiva numa geração da vida de um produto não garante a liderança na próxima plataforma tecnológica. As empresas que competem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com