TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional 5

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Em tempos de incerteza e mudança como o que caracteriza o ambiente de trabalho da atualidade faz com que os funcionários de maneira geral desenvolvam inseguranças, medos e preocupações. Estaria o seu emprego correndo perigo? Novas habilidades deverão ser aprendidas? Diante deste quadro as mensagens emitidas pelas empresas são fundamentais para o trabalhador poder se situar e se perceber diante da realidade interna e externa. As mensagens emanadas pelas organizações podem ocorrer de várias maneiras. Caso a empresa tenha como cultura organizacional a eficácia na comunicação com seus funcionários, justamente com o intuito de fazê-los compreender o que se passa no contexto organizacional, além de perceber e verificar a reação deles diante do momento singular que abarca o mundo todo, que tipo de comunicação seria mais eficaz diante do que foi estudado na Unidade 5 ?

Resposta Selecionada: d.

comunicação face-a-face

Resposta Correta: d.

comunicação face-a-face

Feedback da resposta: Alternativa A, pois a comunicação mais eficaz para a questão apresentada é a face-a-face, que é um recurso comunicacional no qual o máximo de informações pode ser transmitido, como também podemos nos colocar no lugar da pessoa que está recebendo a mensagem, verificando se ela está em condições de entender o que estamos procurando transmitir-lhe. Na comunicação face-a-face aprendemos a identificar o momento mais adequado para se comunicar algo e procurar agir de modo coerente com aquilo que se está transmitindo. A comunicação face-a-face exige que fiquemos atentos também para não interromper (ou interromper) a comunicação em determinados momentos e saber avaliar a receptividade de nossos interlocutores em relação às nossas idéias.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Pode-se reduzir o processo de resistência ajudando os funcionários a compreenderem a lógica da mudança. Se eles forem informados sobre todos os fatos e tiverem as suas dúvidas esclarecidas, a resistência cessará. Pode-se criar discussões individuais, memorandos, apresentações de grupos ou relatórios. Esta estratégia pode dar certo se entre administradores e funcionários houver confiança mútua e credibilidade. Se estas condições não existirem, a mudança provavelmente fracassará. Esta tática de superação em relação a resistência e a mudança chama-se:

Resposta Selecionada: a.

Educação e Comunicação

Resposta Correta: a.

Educação e Comunicação

Feedback da resposta: Alternativa E, pois a resistência pode ser minimizada por meio da comunicação e da educação. Fazendo-os compreender a lógica da mudança (educação) e comunicando-os (comunicação) por meio de discussões individuais, memorandos, relatórios e apresentações de grupos. O esclarecimento transparente na maioria das vezes é eficaz para a redução das resistências.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Mudanças nas atitudes e comportamentos dos membros da organização, é uma responsabilidade da área de Recursos Humanos designada como Treinamento e Desenvolvimento. Essa área realiza inúmeras intervenções planejadas para essa conquista, pois significa desenvolver pessoas emocional, intelectual e comportamentalmente, originando dessa forma, melhores qualidades de suas relações com as pessoas e com o trabalho em si. Esse tipo de mudança é chamado de:

Resposta Selecionada: a.

Mudanças das Pessoas.

Resposta Correta: a.

Mudanças das Pessoas.

Feedback da resposta: Alternativa Correta, Mudança das Pessoas, onde o Treinamento é uma experiência de aprendizagem centrada na posição atual da organização. Visa melhorar o desempenho funcional nas responsabilidades atuais. Seu foco é orientado para o presente, centrado no cargo ocupado, aprimorando habilidades e capacidades relacionadas ao desempenho imediato. Desenvolvimento são as atividades educacionais que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional, não necessariamente relacionadas ao cargo atual. Essas atividades estão voltadas para cargos a serem ocupados no futuro, em que novas habilidades e capacidades serão requeridas. Educação são as experiências de aprendizagem que preparam o funcionário para desenvolver os futuros deveres do cargo e vivenciar “mudanças”.

• Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com