TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

São Bernardo do Campo /SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CAPÍTULO I – Definição de CO

2.1. Comportamento Organizacional

2.2. Comparativo entre duas definições de CO

2.3. Síntese CO

2.4. Quadro comparativo entre sistema aberto e fechado

3. CAPÍTULO II - A velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações

3.1. Conceito de Inovação

3.2. Resumo

4. CAPITULO III – Fatores que geram o fracasso no âmbito da liderança

5. CAPÍTULO IV – As concepções da eficiência e da eficácia e a relevância da comunicação para o contexto organizacional

5.1. Percepção e Comunicação

5.2. Eficiência e Eficácia

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Introdução

Apresentaremos através desse, a definição do conceito de comportamento organizacional de acordo com as comparações feitas pelas definições dos autores John Ivancevich e Stephen P. Robbins, que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ele seja eficaz e eficiente.

Para que se obtenha uma organização eficiente e eficaz é preciso solucionar os problemas de acordo com sua natureza e complexidade sem extinguir o sistema como um todo, isto quer dizer, solucionar as partes, para que o todo funcione.

As mudanças são presentes dentro das organizações, pois sendo essa de natureza humana é preciso a participação de indivíduos com visão e cautela.

2. Capítulo I – Definição de CO

2.1. Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é a área cientifica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, visando alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade.

Trata-se de uma área que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma organização.

2.2. Comparativo entre duas definições de CO:

Para John Ivancevich, comportamento organizacional trata-se de um estudo de comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em ambiente organizacional.

Em contrapartida, temos a definição de Stephen P.Robbins, para ele comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Em virtude desses dois comparativos, pode-se de dizer que o comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes que as pessoas apresentam nas organizações, onde o campo de comportamento organizacional estuda esses atos e essas atitudes buscando compreender uma série de teorias e modelos independentes.

O comportamento organizacional por fim estuda o individuo, o grupo e estrutura da organização.

2.3. Síntese

Ao compararmos as duas definições, temos um diferencial entre o foco de abordagem do assunto.

John Ivancevich faz uma abordagem vista do menor para o maior. Como se vê o indivíduo, como ele se sente como reage, o que o motiva, trata-se, em verdade, de uma noção mais humanitária de avaliar o Comportamento Organizacional.

Basicamente, e o individuo e suas interações com o meio ambiente, quer com outros seres humanos, quer com os meios materiais.

2.4. Quadro Comparativo entre sistemas abertos e sistemas fechados

Sistema aberto: a empresa tem ações transparentes em relação aos seus negócios, nas suas operações de entrada, processamento e saída, bem como seus respectivos relacionamentos. A sociedade vem passando por constantes mudanças, exigindo cada vez mais das empresas a facilidade de flexibilização, dinamismo, planejamento, aptidão de adaptação, capacidade de gestão situacional e competência estratégica.

Sistema Fechado: Sistema que analisa somente a organização internamente e não visa o ambiente em que se encontra. A empresa não tem permuta com meio externo que a cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes á qualquer influencia ambiental, não interagindo como mundo, inviabilizando sua existência. È isolado, hermético independente e sem abordagem sistêmica.

3. Capítulo II - A velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações

3.1. Conceito de Inovação

Dentro do processo de negociação salarial a inovação, a personalidade e a motivação interagem na formação do profissional.

A inovação mantém as pessoas atualizadas no mercado, fazendo com que se sobressaiam aos concorrentes.

A personalidade interfere através de adaptações a um novo conceito, porque existem pessoas que resistem, por acharem que estão desempenhando tarefas de acordo e outras se adaptam com facilidades, sem dificuldades.

Entrevistamos 20 pessoas de organização diferentes aplicando três questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com