TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

* AMEAÇAS

Não raro os mercados da beleza e da moda se veem tomados por tendências internacionais. As leis de incentivo à importação devem figurar como interesse permanente da empresa e de suas lideranças assim como sites que tratam do assunto e sites de fornecedores, concorrentes e jornalistas especializados. Quem não se mantém “antenado” perde espaço num mercado altamente competitivo e extremamente volúvel. Podemos destacar como ameaças a invasão de produtos importados e a constante mudança de rumo deste mercado. Aqui a tendência pode ser vista tanto como oportunidade quanto como ameaça.

* OPORTUNIDADES

Por ser um mercado que não conhece crises e estar sempre em expansão caberá a toda a equipe encontrar-se sempre atenta a todos os comentários, sugestões e reclamações de sua clientela para a possível adaptação de seus serviços, adoção de novidades e descarte do que não funcionou. Por ser um mercado também sempre cheio de lançamentos a internet será uma auxiliar importante permanentemente. Ganha espaço quem primeiro identifica as novas tendências e os novos recursos e os adota ou potencializa.

Análise SWOT

* FORÇAS

Nossa empresa trata-se de uma clinica de estética que oferecerá alguns serviços a domicílio, sendo este nosso diferencial em relação à concorrência. Entre estes serviços:, massagem. Drenagem linfatica , limpeza de pele. Com um carro adaptado transportando todo o equipamento necessário atenderemos nossas clientes no conforto de seus lares e com hora marcada.

* FRAQUEZAS

Por se tratar de uma empresa nova começaremos com apenas um carro e caso alcancemos o sucesso esperado isso pode se tornar nosso pé-de-Aquiles. Com o crescimento da demanda e o comprometimento da hora marcada será necessária certa vigília para que não nos percamos com nossa própria proposta. Equipe e fornecedores precisarão estar atentos para a questão de logística observando distâncias a serem percorridas e tempo previsto para cada atendimento sem esquecer nosso trânsito caótico. Concorrentes com maior poder de fogo podem seguir a ideia com uma estrutura maior e tomar o espaço por nós almejado.

2.2 Análise de MICRO AMBIENTE: microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos.

O dever da administração especificamente do Marketing é aproximar, relacionar-se e sustentar clientes.

Vamos para os fatores que influenciam mais de perto, nesse caso uma empresa no ramo da beleza.

* Fornecedores:

O fornecimento é feito por representantes de cada marca, que fazem a pronta entrega no estabelecimento.

São os responsáveis pela o andamento da produção na empresa, é indispensável o cuidado pela busca de preço justo para que isso reflita positivamente no valor repassado ao cliente, trazendo assim vantagem competitiva.

* Empresa:

Salão de beleza.

Razão Social: À definir

Para o sucesso de uma empresa é essencial que administração seja bem estruturada! Elaborar com clareza os planejamentos vindos do nível estratégico, com foco em atingi-los.

* Concorrentes:

Como em qualquer outro negócio é fundamental identificar às necessidades dos clientes, o que eles estão buscando! Porém a empresa não deve se limitar só nos consumidores, deve buscar estratégias que a coloquem em vantagem competitiva, como exemplo anteriormente citado: Preço justo pelo fornecimento que gera serviço prestado com qualidade e preço baixo, fixando seu diferencial e sua marca na mente dos consumidores.

Outra vantagem que podemos destacar nessa empresa é o atendimento domiciliar que oferece comodidade ao cliente.

* Clientes:

Mesmo sendo um salão que oferece serviços tanto para homens quando para mulheres, o maior

A sociedade em que vivemos está em constante mudança, onde novas empresas surgem a cada instante a fim de disputar consumidores, fazendo necessária a diferenciação no mercado, criando novos produtos que respondam a exigências atuais, não esquecendo também a valorização da prestação de serviços que agreguem valor ao consumidor.

Atualmente, percebemos que é cada vez maior o número de serviços que estão deixando a estrutura dos estabelecimentos comerciais para serem prestados diretamente na casa dos clientes. Essa modalidade permite o atendimento sem que o cliente precise sair de casa, desfrutando do conforto e comodidade de seu lar.

Analisando esta tendência e levando em consideração que a área de beleza e estética tem ganho espaço em virtude do consumidor estar mais preocupado com a preservação da saúde e da aparência, construímos uma proposta de Criação de um Centro de Beleza com atendimento em domicílio, que responda ao grau de exigência de seus consumidores, bem como a liderança e diferenciação neste mercado.

Pretende-se neste momento realizar o levantamento e análise do micro e macro ambiente - SWOT a fim de que possamos constatar as oportunidades mais viáveis para concretização deste novo empreendimento no ramo da beleza e estética.

2.IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES

2.1- Análise do MACRO AMBIENTE:

O macro ambiente ou ambiente geral é constituído de forças ou variáveis de alcance mais amplo que influenciam empresas pertencentes de vários setores de negócio.

-Seguem abaixo o levantamento de alguns fatores relevantes do macro ambiente, conforme conceituado acima:

Ambiente Político-Legal

Resumo das informações levantadas:

* Segundo orientação do SEBRAE, a ANVISA através dos Centros de Vigilância Sanitária Estaduais e Municipais fornece todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com