TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

ASPECTOS FUNDAMENTAIS

NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Atualmente querendo ou não, gostando ou não, saber negociar é uma questão de sobrevivência, há a necessidade de se negociar o tempo todo, seja na decisão de aumentar a família ou quando for pedir uma promoção, ou negociando preço e juros quando for adquirir por exemplo um carro. Só no trabalho, pelo menos cinco de dez ações diárias envolvem negociação, seja com clientes, chefes ou colegas de trabalho.

Para citar os aspectos fundamentais da negociação, antes temos que entender o que é negociação, é um processo de tomada de decisão conjunta. É comunicação, direta ou implícita, entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício mútuo.O significado original da palavra é simplesmente fazer negócios, Ou seja Negociar não é persuadir os outros a desejarem o que você quer e sim encontrar um equilíbrio para haja um benefício mútuo.

Para que esse acordo seja feito, há alguns aspectos fundamentais na negociação, como:

° Saber suas prioridades, e as prioridades do outro negociador. Conhecer os interesses prioritários do outro negociador é essencial para que se possa procurar opções de possíveis acordos que atendam melhor aos interesses dos dois negociadores.

° Avaliar suas alternativas. Avaliar corretamente as alternativas e ter criatividade para criar novas alternativas, dá uma vantagem na negociação , pois o negociador que sabe quais alternativas pode propor está um passo a frente do outro negociador.

° Estabelecer uma comunicação eficaz. Sem uma comunicação eficaz é impossível negociar, o bom relacionamento entre as partes é de suma importância para que se possa lidar com as diferenças da melhor maneira possível e buscar resolver uma situação em comum.

° Flexibilização. Uma negociação requer flexibilização, e reconsiderações de pontos de vista, que nem sempre se está disposto a fazer, pois representa abrir mão de uma posição defendida até então, consiste em ouvir interessadamente o outra parte, apresentar seus pontos de vista e colocar-se no lugar do outro negociador para compreender suas preocupações.

° Cumprir seus acordos. Por fim é importante que o negociador cumpra seus acordos e compromisso para que sua reputação seja inimputável e acima de qualquer dúvida sobre a honestidade.

Planejamento Execução Controle

PRÉ-NEGOCIAÇÃO NEGOCIAÇÃO PÓS-NEGOCIAÇÃO

ntra-negociação (direta ou indireta) Abertura do evento Cotejamento de Objetivo x Acordo final

Identificação de zona de acordo Leitura da agenda

Interação Sondagem e consolidação do acordo Auditoria de pontos positivos e desvios em função do objetivo pré-estabelecido

Quantificação de: Implementação de:

TEMPO ESTRATÉGIAS

CUSTOS TÁTICAS

VALORES TÉCNICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com