TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 13

Administração 8º Semestre

Prof. Erico Brasil

Comportamento Organizacional

ATPS – COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL

Fernanda de Lima Nascimento - 2135001623

Luciano Canhada Ribeiro - 2135001625

Patricia Da Rosa Cousen - 2135001622

Pâmela Vieira Gomes - 2119209473

Rio Grande, 02 de Junho de 2013

Introdução:

O presente trabalho é sobre uma empresa fictícia, chamada Pet Glamour, um pet shop montado por 02 irmãos, Alba e João, e que não está em bom andamento como o desejado.

Mais concretamente, trata-se sobre os conflitos detectados dentro da empresa, o modo de percepção e os pontos negativos de cada personagem, tendo assim uma visão geral do perfil comportamental dos integrantes da empresa. E a colocação de propostas para melhorar o social e o financeiro da empresa.

O objetivo é o conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades de cada integrante do grupo.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

Etapa 1 – Personalidade e comportamento. Percepção/Concepção e comportamento individual.

Alba Lourenzão: introvertida, desagradável, sem consciência, sem estabilidade emocional, não possui perfil de líder e não é aberta a novas experiências. Ao invés de se reunir com seu sócio (irmão), para saber onde está o problema e tentar solucioná-lo, prefere por a culpa nele pela queda de faturamento da loja, deixando ambiente de trabalho conturbado e separando a equipe.

João Lourenzão: extrovertido, agradável, estável, aberto a novas experiências, confiável, imparcial, tem visão de trabalho em equipe e conhecimentos em gestão comercial. Está sempre sobre carregado e se interessa somente pela parte burocrática da empresa. É preciso que ele busque aprimorar seus conhecimentos e se atualize para que através de boa comunicação e de novas estratégias, consiga solucionar os problemas e as situações de conflito com sua sócia (irmã) e com a equipe, fazendo o que se espera de um “LIDER”.

Rui Leme: extrovertido, agradável, consciente, com pouca estabilidade emocional, confiável, organizado, tenta fazer sua função de gerente, mas não possui voz ativa , firmeza perante o grupo. Precisa avaliar seus conceitos de liderança e comunicação e se integrar mais com sua equipe, para que possa realizar um trabalho eficaz.

Leila Xavier e Elaine Verner: preguiçosas, não confiáveis, sem consciência, descomprometidas, indisciplinadas. Desanimadas, não sabem trabalhar em equipe e apenas os motivos pessoais interessam a elas. Precisam ser motivadas.

Éder Seles: instável emocionalmente, autoconfiante, individualista, fala sem pensar, arrogante, não respeita a hierarquia e se vangloria de seu talento causando mal estar na equipe. Precisa trabalhar em conjunto para fortalecer as relações entre a equipe.

Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão: desmotivadas, indisciplinadas, desorganizadas, não sabem trabalhar em equipe, desrespeitam regras e a hierarquia da empresa quando se prevalecem do contato direto com a dona e desrespeitam a autoridade do Gerente. Precisam respeitar a hierarquia da empresa.

Iara Santos: possivelmente a veterinária do Pet Shop, entendemos que seja uma pessoa imparcial, movida por objetivos e profissionais e alheia aos problemas da empresa. Precisa interagir mais com a equipe para fortalecer as relações de amizade.

Etapa 2 - Motivação. Stress Gerencial

Somos movidos pela motivação, seja qual for à situação pessoal ou profissional. Porém no aspecto profissional muitas vezes isso significa um profissional feliz, que desempenha suas funções com qualidade e é produtivo para a empresa.

Existem vários aspectos motivacionais, conforme Abraham H. Maslow, as necessidades humanas foram relacionadas em cinco níveis:

- Necessidades fisiológicas

- Necessidades de segurança

- Necessidades sociais

- Necessidades do ego

- Necessidades da auto realização.

Tabela de Motivação dos Gestores

Motiva Desmotiva

Alba Lourenzão Gosta de Bichos e o sonho de ter o próprio negócio Falta de Organização

João Lourenzão Formado em Gestão Comercial, seu projeto foi abrir seu negocio Falta de ajuda

Rui Leme Estar como Gerente Falta de comunicação

Ao analisarmos a tabela de pontos do Pet Glamour obtemos um resultado de 28 pontos, Alba se encontra dentro de sua empresa com um nível de stress dentro da normalidade, na teoria Big Five, a identificamos com extorsão gregária, assertiva e associável, seu nível de raiva pode estar sendo causado pela falta de experiência de lidar com os funcionários.

Ao analisar a tabela de nível de raiva obtemos 29 pontos João se identifica como pessoa é trabalhadora, organizada, confiável, mas no momento esta com dificuldades na empresa de administrar lá junto com sua sócia Alba, quer tirar sua responsabilidade de ajudar na administração da empresa, então João esta cuidando dessa parte burocrática sozinho, que se torna muito cansativo.

De acordo com dossiê do Pet Glamour, obtemos uma pontuação de 23 pontos e de acordo com seu perfil de Rui, é uma pessoa é gregária, assertiva e sociável. Ele se enquadra com um nível de raiva moderado. Sua dificuldade dentro do Pet Glamour é a falta de comunicação ao fazer mudanças na empresa e não comunicá-lo.

Conforme descrito no PLT, a teoria de Maslow, descreve que o indivíduo é motivado por necessidades básica. Por isso ele construí uma escala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com