TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

Comportamento Organizacional

• Pergunta 1

0 em 0,8 pontos

As e-orgs estão reescrevendo as regras da comunicação, onde sistemas abertos de comunicação rompem com inúmeras variáveis, onde pessoas se comunicam diretamente, sem se valer de canais, onde também funcionários podem se comunicar com qualquer um a qualquer momento. Eles discutem, ou tornam obsoletos, os conceitos sobre comunicação interpessoal. Eles também redefinem a maneira de conduzir atividades como reuniões, negociações, supervisão e as “pausas para o cafezinho”. Por exemplo, as reuniões virtuais permitem que as pessoas dispersas geograficamente se reunam regularmente. Este raio-x de uma nova comunicação dentro das e-orgs, aponta:

Resposta Selecionada: d.

Que as e-orgs redefinem a comunicação continuamente.

Resposta Correta: c.

Que níveis hierárquicos tradicionais e de status são rompidos, pois não significam limitações de contato significativas.

Feedback da resposta: Alternativa correta é, “Que níveis hierárquicos tradicionais e de status são rompidos, pois não significam limitações de contato significativas”, pois as e-orgs estão reescrevendo também a forma de comunicação que acontece em uma empresa virtual. Como elas funcionam com base em redes de informações abrangentes e integradas, os níveis hierárquicos tradicionais não representam mais uma limitação. Na verdade, as e-orgs permitem e até estimulam que as pessoas se comuniquem diretamente, sem se valer de canais. Por conta disto, este tipo de sistema aberto de comunicação rompe com qualquer hierarquia histórica de status.

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

A Netscape Communications oferece a seus funcionários diversas alternativas para ajudá-los a satisfazer as suas necessidades de relacionamento. Por exemplo, desenvolvedores de software para a Internet interagem socialmente jogando hóquei no estacionamento da matriz da empresa em Montain View, Califórnia. Através da Teoria Motivacional de MASLOW, podemos afirmar que a Netscape atende junto aos seus funcionários a necessidade:

Resposta Selecionada: e.

Afiliação e Amor

Resposta Correta: e.

Afiliação e Amor

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Necessidade de afiliação e amor”, pois é a necessidade que a pessoa busca estabelecer vínculos emocionais com as outras pessoas; pois é imprescindível pertencer a algum grupo e ser valorizado e reconhecido enquanto parte integrante deste grupo. Segundo Maslow, a privação excessiva em relação a esta necessidade pode ser tão dolorosa quanto a sensação física produzida pela fome.

• Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Jane formou-se contadora no ano de 2005, em uma grande e reconhecida Universidade. Após inúmeras entrevistas com recrutadores, ainda no campus da universidade, foi contratada por uma das maiores empresas de contabilidade do país. Jane ficou muito feliz com a oferta que recebera, pelo trabalho desafiador em uma empresa de prestígio e também pela excelente oportunidade em obter valiosas experiências profissionais, e o maior salário que qualquer de seus colegas havia recebido. Jane era a melhor aluna de sua turma, era ambiciosa, articulada e esperava-se que ela recebesse este tipo de oferta do mercado. Após 12 meses de ingresso na empresa, seu empregador estava muito satisfeito com o seu desempenho, o que o fez ofertar-lhe mais benefícios referentes à prêmios e bonificações. Entretanto, a motivação de Jane caiu dramaticamente, pois nesta mesma época a empresa contratou um recém-formado, da mesma universidade de Jane, sem a mesma experiência que ela acumulou em um ano, e ainda por cima com um salário 15% maior do que o dela. Jane além de enfurecida teve seu estado de ânimo minimizado ao máximo, levando-a a pensar em buscar um outro emprego. A situação de Jane serve para ilustrar a:

Resposta Selecionada: e.

Teoria da Equidade

Resposta Correta: e.

Teoria da Equidade

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Teoria da Equidade”, pois funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e o dos outros. O funcionário daí percebe o que se recebe do trabalho em relação ao que se dá a ele, e aí compara-se esta relação com a relação de outros funcionários relevantes. Quando este tipo de comparação traz ao funcionário a percepção de que estas relações são iguais, afirma-se que há um estado de equidade, pois compreende-se a situação como justa, ou seja, a justiça prevalece. Quando percebe-se que as relações são desiguais, experimenta-se uma tensão de equidade. A Teoria da Equidade demonstra que para a maioria dos funcionários, a motivação é influenciada pelas recompensas relativas e/ou absolutas. O caso de Jane nos demonstra a Teoria da Equidade (tensão da equidade), pois a funcionária percebe a situação como injusta e desigual, o que gera falta de motivação em continuar no trabalho e na empresa em si.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Recentemente um funcionário de empresa nacional, participou de um grande projeto da organização, em que desenvolveu um módulo no Programa “Criatividade e Bem-Estar”. A empresa resolveu investir nesse programa porque acreditou que melhorando o dia-a-dia dos seus colaboradores, também melhoraria o desenvolvimento das atividades e o relacionamentos interpessoais. Através de atividades de controle mental, criatividade pessoal e aulas de artesanato, a organização em questão inovou, proporcionando aos funcionários o aprendizado de técnicas sobre criatividade, correlacionando tanto a vida pessoal como organizacional. Estas idéias contemplam o conceito de:

Resposta Selecionada: a.

Qualidade de Vida no Trabalho

Resposta Correta: a.

Qualidade de Vida no Trabalho

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Qualidade de Vida no Trabalho”, pois a Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com