TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnólogo em Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

Antonia Teotonio de Freitas Costa – RA: 408662

Elisabete Alves da Silva – RA: 420954

Karina R. S. Klipel Gomes – RA: 413799

Monique Ribeiro Fernandes – RA: 408629

ANGRA DOS REIS

2013

Comportamento Organizacional

Antonia Teotonio de Freitas Costa – RA: 408662

Elisabete Alves da Silva – RA: 420954

Karina R. S. Klipel Gomes – RA: 413799

Monique Ribeiro Fernandes – RA: 408629

Atividade Avaliativa: apresentada ao Professor EAD e a Professora Tutora Anivelte Siqueira ao Curso Superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação a Distância, como requisito para a avaliação para a obtenção e atribuição de nota.

ANGRA DOS REIS

2013

Sumário

Introdução 4

1. Capítulo I 5

1.1 Definições de Comportamento Organizacional 5

2. Capítulo II 6

2.1. Conceito de Inovação 6

2.2. Elaboração da pesquisa com 20 pessoas de diferentes faixas etárias, sobre o conceito de inovação: 6

3. Capítulo III 8

4. Capitulo IV 9

5. Conclusão 10

6. Referências Bibliográficas 11

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Técnicas de comportamento Organizacional, que é lecionada no 1º semestre do curso Tecnólogo de Recursos Humanos e tem por finalidade o aprendizado de como trabalhar em equipe com eficiência e eficácia para ir à busca da inovação.

A partir da década de 1960 nasceu uma nova teoria sobre o comportamento organizacional nas empresas para elas se adequarem as mudanças dentro das organizações, cujas estruturas eram incompatíveis com os novos desafios.

Neste trabalho procuramos apresentar alguns conceitos e algumas definições, de como deve ser o comportamento organizacional.

1. Capítulo I

1.1 Definições de Comportamento Organizacional

São importantes as organizações no mundo moderno, pois exercem uma função considerável na vida do ser humano, por que modelam o comportamento dos respectivos membros, podendo influenciar e motivar os indivíduos em diferentes organizações, bem como as respostas imediatas, as estratégias administrativas variadas. As principais variáveis são: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

Toda empresa tem sua cultura bem como sua estrutura. Algumas conseguem influenciar o mundo com suas inovações e criatividades, e acabam virando referência na maioria das vezes mundial. Toda essa influência tem um impacto nos comportamentos humanos que podem ser negativos ou positivos.

Comportamento Organizacional trata- se de uma área da administração que consiste na busca do estudo do comportamento humano focando as ações e atitudes dos indivíduos ou de grupos no ambiente das organizações, no intuito de melhorar a produtividade, e o ambiente de trabalho. E para entendermos melhor as definições de CO, um dos mais conhecidos autores ingleses Derek Pugh, define comportamento organizacional como: "O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas". Já Drucker define como: ficções legais, ou seja, os indivíduos que atuam em tais organizações são os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.

Quadro comparativo de sistemas Aberto e fechados:

Sistema aberto Sistema fechado

Possuem entradas e saídas de importações e de exportações com o ambiente mantendo- o em contínua troca de energia e matéria com o mesmo.

Ex: organismos vivos. Ao contrário do sistema aberto não possui entrada nem saída, são aqueles considerados isolados, pois não dependem de interação com o ambiente para funcionar. Ex: Máquinas e relógios.

2. Capítulo II

2.1. Conceito de Inovação

Podemos definir o conceito de inovação como a implementação de novas metodologias na pratica dos negócios aplicados nas relações externas ou internas da empresa, de maneira inovadora.

2.2. Elaboração da pesquisa com 20 pessoas de diferentes faixas etárias, sobre o conceito de inovação:

1. Para Gomes (42 anos) – Motorista de Van Angra x Rio

Inovar é: Mudança e melhorar.

2. Para Rocha (10 anos) – Estudante

Inovar é: Mudança fazer coisas novas do que já foi feito.

3. Para Luis (35 anos) – Trabalhador Avulso.

Inovar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com