TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera Uniderp

Campus: Rio Grande – RS

Comportamento Organizacional

ADM 01/13 – Comportamento Organizacional

Professora: Yaeko Osaki

Rio grande, 23 de Abril de 2013.

1. Introdução

É perceptível que todo ser está ligado a uma organização, seja no trabalho, na religião, na política, no estudo, etc. É através dela que alcançamos nossos objetivos individuais, por isso a extrema importância de se avaliar e entender como elas funcionam e como se tornam bem-sucedidas.

O Comportamento Organizacional é a área da administração que avalia o comportamento dos funcionários dentro de uma organização, ou seja, o impacto que os mesmo desenvolvem na instituição. A importância dessa avaliação está no fato da empresa conhecer a contribuição de seus colaboradores individualmente ou em grupo, prevendo atitudes, melhorando dessa forma a qualidade do trabalho e conseqüentemente o rendimento da empresa.

Um administrador sensato reconhece que seus colaboradores trabalham com ele e não para ele, liderando dessa forma, não gerenciando. Assim, com toda essa visão sistemática, o administrador consegue aperfeiçoar seus processos, melhorando ou inovando com o objetivo da empresa se tornar eficiente e eficaz.

O conceito de eficiência e eficácia normalmente é muito confundido na arte de administrar. A eficiência está relacionada com o processo, é algo mensurável e que está ligada ao fato de se fazer a coisa certa. Muitas vezes é através dela que se obtém a eficácia. A eficácia, por sua vez está ligada ao atingimento do objetivo, é algo difícil de mensurar já que depende do ambiente. Apesar de estarem intimamente ligadas, podem ser desenvolvidas de forma independente, ou seja, um produto pode ser desenvolvido de forma eficaz, porém sem eficiência e vice-versa.

Contudo o estudo do Comportamento Organizacional é de extrema relevância, justamente por toda complexidade que ela carrega em relação à estrutura de uma organização. O êxito da organização está atrelado às gestões empresariais estabelecidas, que por sua vez está ligada as avaliações do CO, que observa, predizem e mensuram os fatos.

Capítulo 1

Comportamento Organizacional é o estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais. Uma ciência aplicada representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamentos. Combinar o desenvolvimento técnico conceitual com um aprendizado natural.

Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia, estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidade interpessoais.

Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa. Satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais.

De acordo com Eduardo Soto

Cada campo das ciências sociais (incluindo as ciências físicas) tem uma base filosófica de conceitos fundamentais que guia o seu desenvolvimento. Por exemplo, na contabilidade, um conceito fundamental é que para cada débito existe um crédito. O sistema de contrapartida, na contabilidade, desenvolveu-se com base nessa filosofia, quando há muitos anos substituiu a contabilidade de um só assento. Na física, a filosofia básica é que os elementos da natureza são uniformes, supõe-se que a lei da gravidade opera uniformemente em Tóquio e em Londres e que um átomo de hidrogênio é idêntico em Moscou e em Washington. Contudo, não se pode afirmar o mesmo sobre as pessoas. O comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.

De acordo com, John A. Wagner III e John R. Hollenbeck

É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas subjacentes, é esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes:

1- O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2- O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3- O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

Sistema aberto Sistema fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente.

Exemplo: organismos vivos Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados.

Exemplo: O Universo

Capra Mantém continua troca de energia e matéria no ambiente.

Exemplo: organismos vivos Não precisa interagir com o ambiente para funcionar.

Exemplo: máquinas, relógio

Mariotti Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente.

Morin Há fonte energética e material com o

exterior. Não há fonte energética nem material com o exterior.

Exemplo: pedra

Santaella e

Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca energia e informação com o ambiente

Vasconcellos Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com