TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

O Comportamento Organizacional é uma ótima ferramenta a ser utilizada pelas organizações em geral, pois é através de seu estudo que se torna possível a descoberta de falhas administrativas, problemas pessoais, problemas de comunicação ou até mesmo conflitos internos que estejam prejudicando a eficiência e a eficácia de um determinado serviço prestado por uma organização.

Eficiência e eficácia, palavras parecidas, significados bem diferentes. E são essas, duas das mais importantes qualidades que uma pessoa ou um grupo pode ter. A eficiência representa a forma adequada de se alcançar um objetivo, a matéria prima utilizada, o tempo gasto, a diminuição de custos; já a eficácia é focada à conclusão, ao resultado, independe do processo. Contudo entende-se que o ideal é que a eficiência e a eficácia andem juntas. Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

No mundo contemporâneo o trabalho em grupo vem sendo muito valorizado, pois dos grupos surgem equipes de grande potencial, equipes eficientes e eficazes, mas é claro, para que isso aconteça é extremamente necessária a presença de um bom líder, pois é ele quem vai influenciar a equipe. A soma de conhecimentos, cultura e criatividade de colaboradores seguida de uma boa liderança facilita sem dúvida alguma a solução de problemas, criação de novas ideias, etc. Esse é um dos principais fatores que gera cada vez mais inovações, e são tantas, e tão diversas que é preciso conceituá-las para que possa se definir o que realmente é inovação nos dias atuais.

Capitulo 1

Conceitos de Comportamento Organizacional e Sistemas Abertos e Fechados

Comportamento Organizacional trata-se de uma área que busca avaliar o comportamento dos indivíduos dentro de uma empresa em meio a sociedade, buscando fazer com que várias pessoas de diferentes culturas passem a ser respeitadas todas de uma mesma maneira, facilitando assim o aumento e a melhoria da produtividade. Todas as pessoas sendo tratadas da mesma maneira ameniza os conflitos entre os funcionários e fortalece a relação entre funcionários e clientes, podendo assim ter mais motivação e satisfação com o trabalho. O quadro a baixo mostra uma comparação de dois autores a respeito do conceito de comportamento organizacional.

Limongi-França(2005): “comportamento organizacional é o estudo de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho.”

A autora, além de definir o comportamento organizacional com a inclusão das atitudes e expectativa mostra a aplicação das práticas e modelos de gestão de pessoas, no que tange às questões psicológicas, sociais, biológicas e organizacionais. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

Dubrin(2003): “comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho a interação entre as pessoas e a organização em si.”

A contribuição do autor reside na elucidação das principais metas, quais sejam: explicar, prever e controlar o comportamento.

DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

A seguir um quadro comparativo de sistemas abertos e fechados:

Marco Antonio de Araujo Sistemas abertos Sistemas Fechados

Marco Antônio de Araújo – Administração de Produção e Operações (Uma Abordagem Prática)

Podem estar relacionados a Processos Industriais ou a Prestação de Serviços. Ambos precisam interagir com o ambiente externo para sobreviver. Não precisam interagir com o ambiente para sobreviver, são previsíveis e determinísticos.

Wagner Luiz Marques

Sistemas abertos Sistemas Fechados

Diário de um empreendedor – A real informação para gestores de sucesso - 1º edição

Conjunto de partes que interagem com seu ambiente. Havendo um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema. É considerado um sistema sem nenhum vínculo com o ambiente externo, cumprem seus objetivos sem a interação do meio ambiente.

Capitulo 2

Inovação

Em pesquisa realizada com uma média de 25 pessoas, lhes foi perguntado o que é inovação em sua concepção, podendo escolher uma das alternativas a baixo:

1 – Inovação e a descoberta de novas soluções para problemas antigos diante da tecnologia presente.

2 – Inovação e a criação de novos produtos ou serviços inexistentes que sejam bem aceitos pela sociedade.

3 – Inovação no mundo contemporâneo e o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos ou serviços preferencialmente, ligados ao meio ambiente.

A partir do resultado da pesquisa, que foi feita com diferentes faixas etárias, observou se que 80% das pessoas de 16 a 24 anos e 60% das pessoas de 25 a 34 anos acreditam que inovação e o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos ou serviços preferencialmente ligados ao meio ambiente. E 85% das pessoas de 35 a 50 anos acreditam que inovação e a criação de novos produtos ou serviços inexistentes que sejam bem aceitos pela sociedade.

A atual situação do Brasil quanto à inovação enfrenta duas realidades de grande relevância, uma positiva e outra negativa. A realidade positiva é que nos dias atuais o acesso a informação, entidades, fontes de pesquisa e ferramentas de auxilio traz uma grande facilidade para que novas ideias sejam criadas gerando novos produtos, novos serviços ou até mesmo maneiras mais eficazes de se processar uma demanda já conhecida pela sociedade.

O lado negativo da inovação no Brasil, além da falta de incentivo primário, aquele incentivo que vem da escola onde os alunos já deveriam começar a estudar sobre inovação, é a parte burocrática empresarial e financeira. Segundo Segundo o diretor-presidente da Universidade de Santo Amaro, Ozires Silva outro ponto negativo é que vivemos um ambiente de hostilidade para a inovação. Temos uma carga tributária muito alta e uma burocracia muito amarrada.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com