TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 .

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceito:

Comportamento Organizacional nada mais é do que conhecer a fundo as necessidades dos indivíduos que interfere na organização, bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada, para garantir de fato a efetivação da organização.

Um dos conceitos de comportamento organizacional é um conjunto de pessoas que uni esforços para alcançar um objetivo comum, são regras de comportamento que são passadas para as pessoas dentro da organização, com intuito de melhorar o convívio e a comunicação entre si, buscando assim a satisfação de seus clientes.

O Comportamento organizacional base nas necessidades e gostos das pessoas, cada organização aplica o seu conceito de comportamento organizacional. Assim cada um modela seus conceitos para melhor suprir as necessidades dos indivíduos dentro de cada um, melhorando e incentivando a produtividade e os relacionamentos interpessoais.

O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, atitudes e também do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, no qual tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Reflexo dos indivíduos dentro das organizações mediante aos dias atuais:

A cultura organizacional influencia fortemente no gerenciamento das organizações, no momento em que estamos vivendo. As empresas necessitam se adaptar e estar atento ás rápidas transformações e também anteciparem-se as mudanças ambientais, onde as pessoas recebem influencias do ambiente externo, assim como influenciam o ambiente interno da organização. Além disso, ela oferece uma dinâmica positiva á consolidação da ética convencionada pela organização, estabelecendo princípios, valores e crenças essenciais para inteligência competitiva.

De acordo com a atual dinâmica global, torna-se requisito fundamental a gerência da cultura organizacional para que as instituições estejam sempre aptas a serem competitivas suficientemente para manter sua sobrevivência e prosperidade.

O mundo contemporâneo se transforma rapidamente, com o avanço da tecnologia e o processo de evolução, onde as organizações devem se antecipar prevendo mudanças e se tornarem ainda mais flexíveis.

Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua consequente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto.

A consciência da cultura organizacional facilita na construção de mecanismos para controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se as alterações ambientais.

O desempenho excelente de uma organização depende diretamente do nível de conhecimento da cultura existente.

Para alcançar seus objetivos, os gerentes e profissionais devem gerenciar eficazmente as mudanças quase todos os dias. A mudança na tecnologia, na estrutura organizacional e nas pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com