TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................04

1. Comportamento organizacional..............................................................06

Definição de comportamento organizacional...............................06

2. Nova era da inovação................................................................................08

Qual foi a principal inovação que fez com que a empresa se diferenciasse da concorrente....................................................................08

3. Liderança...................................................................................................09

Capacidade de apreender novas habilidades................................09

4. Percepção e comunicação.........................................................................11

Definição de percepção e comunicação relação dos conceitos á arte de administrar...................................................................................11

5. Conclusão...................................................................................................13

6. Referências bibliografias..........................................................................14

FIGURA e TABELA

Figura

1. Duvida profissional, liderança posta em risco.......................................09

Tabela

1. Quadro comparativo entre sistema aberto e fechado............................06

INTRODUÇÃO

A eficiência consiste em fazer certo, as coisas, a eficácia em fazer as coisas certas. Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a companhia. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.

Parece um pouco complicado, mas o desenrolar destas palavras, principalmente nas ações profissionais, são mais aplicadas do que se imagina.

Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. O segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso.

A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro do mercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabem aproveitá-las e ou utilizá-las quando convier. As empresas estão passando por momentos de muita concorrência e desenvolver sua produtividade como destaque no mercado é de muita significância para elas.

Estas duas palavras podem ser consideradas normais, no entanto para a Administração atual, elas vêm ganhado destaque primordial nas ações das organizações. Elas não estão exclusivamente direcionadas às atitudes dos profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e produção da própria companhia para garantir seu nome no mercado da área a qual pertença. A eficiência e a eficácia são aliadas nas demandas de uma organização, pois o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem a empresa se movimentar, como da própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

De forma geral, definir o comportamento organizacional é tomar uma postura de comportamento com propósitos definidos, dentre eles podemos identificar, causas, características definidas identificadas com base em uma formação crescente, tendo uma visão do processo em um todo. Significa estudar pessoas, pensamentos, técnicas e espaços físicos (estruturas) para um fim em comum, o crescimento de resultados valorizando e trazendo maior satisfação de trabalho para o bem humano.

O estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. (CARAVANTES; KLOECKNER; CARAVENTES; 2008, p.28)

Soto, (2009, p. 298 a 301) livro Comportamento Organizacional O Impacto das Emoções, tem mais como visão as emoções, busca com que façamos um reflexo interior de tudo o que já foi feito, para assim entender o que deve ser feito e no que realmente acreditamos. Pede a nós futuros gestores a inspirar a inteligência emocional entre os empregados para melhor convívio no trabalho e sociedade.

Caravantes, Kloeckner, Caraventes, (2008, p. 27 a 32) livro Comportamento Organizacional e Comunicação, tem como visão o estudo científico dentre eles psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.Baseado nestes métodos eles fazem a observação, predição e mensuração das pessoas dentro do comportamento.Com estes estudos não podem apenas confiar em uma intuição por exemplo, mas ampliar a forma de analise acrescidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com