TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional-Definição

Antes de definirmos o Comportamento Organizacional precisamos entender o relacionamento das pessoas e a organização. Entretanto as organizações são formadas por um conjunto de pessoas que se agrupam em uma determinada situação com a ideia de atingir um objetivo comum que suprem suas necessidades. Esses indivíduos obtém a essência fundamental para o sucesso ou fracasso na qual nela operam , bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes, empresas, órgãos públicos, etc...

Segundo Howard Gardner “As pessoas não são iguais”. Elas possuem características distintas uma das outras tanto na sua maneira de agir, pensar, interagir, sentir, enfim na sua forma de viver é um ser único. E através de sua competência e atitude é que pode decidir a grandiosidade ou inferioridade do ser Humano. Os autores afirmam que “as organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam” (Caravantes, G.; Caravantes, C.; Kloeckner, 2008).

No entanto o comportamento organizacional é um estudo da área da administração que serve como uma ferramenta de comunicação e informação que auxilia as pessoas a serem mais produtivas, de forma interdisciplinar que abrange todas as áreas das ciências sociais: Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. Essas disciplinas favorecem conhecer o comportamento das pessoas, e dos grupos de maneira que permite: pesquisar, prever, controlar e avaliar de jeito global os problemas e consequentemente intervir para que atinja um resultado eficiente eficaz e principalmente com felicidade em seus objetivos.

Hoje sabemos o quanto e difícil viver em grupo e mais difícil ainda formar uma organização exemplar, de sucesso, com equipe de vencedores. Como já sabemos nada se constrói sozinho, sempre há a necessidade de trabalho em equipe, comprometida e que agrega seus valores no que estão fazendo e é justamente nesse propósito que o estudo do comportamento organizacional vai auxiliar para tenhamos empresas que crescem um país sem desemprego, e isso com certeza faz toda a diferença.

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa.” Peter Drucker•.

O autor Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

De acordo com Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial.

Comparando os dois autores, ambos da ênfase ao ser humano que colocado como principal preocupação, através de um a visão sistêmica com diálogo e discussão pode oportunizar as pessoas a administrar a si mesmos e chegar a resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho psicológico, e isso irá gerar motivação do indivíduo e consequentemente crescimento da organização.

Quadro Comparativo

Sistemas abertos

• Trata da organização como grupos de pessoas.

• As organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com