TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho referente à ATPS do curso de Ciências Contábeis apresentando a disciplina Comportamento Organizacional da Faculdade Anhanguera

BELO HORIZONTE

SUMÁRIO

Introdução 2

Capítulo 1 3

Definição Comportamento Organizacional 3

Sistemas Abertos e Fechados 4

Capítulo 2 4

Conceito de Inovação 4

Pesquisa sobre Inovação 4

Inovação tecnológica 6

Capítulo 3 7

Trabalho em Equipe 7

Capítulo 4 7

Conceito de percepção 7

Conceito de Comunicação 8

Comunicação organizacional 8

A Arte de Administrar 8

Conclusão 9

Referências Bibliográficas 10

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de relatar a importância das relações humanas, ações e atitudes em seu ambiente de trabalho, veremos que o Comportamento Organizacional estuda o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre as organizações com ênfase no planejamento, organização e controle. Mostraremos a importância de se inovar com foco principal na inovação tecnológica que precisa de muito incentivo no Brasil, será elaborada pesquisa de campo com pessoas de variadas faixas etárias sobre o tema inovação. A liderança como uma das principais características do administrador focando no trabalho em equipe, tendo a percepção e a comunicação como ferramentas imprescindíveis para uma boa administração.

Ao longo deste trabalho veremos que o Líder tem um papel importante e destaque dentro de sua equipe que por sua vez terá metas de produção a serem cumpridas, e ao falar de metas nos leva a considerar duas palavras “eficiência e eficácia” que parecem ter conceitos iguais, mas possuem significados completamente distintos.

É, no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do Comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso há a necessidade de considerar que as pessoas são diferentes, o que nos leva a considerarmos certos fatores situacionais, ambientais e até genéticos que contribuem para entender o comportamento de cada uma das pessoas, seja na sociedade ou nas organizações.

Capítulo 1

Definição Comportamento Organizacional

Segundo Karla Sampaio o estudo de comportamento organizacional é importante para entender as ações e atitudes dos Indivíduos ou grupos dentro do mundo organizacional. Esse estudo é usado no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e melhorar o ambiente de trabalho entre as pessoas. Entendendo o comportamento humano é possível identificar causas ou razões para determinados fatos que ocorrem, além de prever e determinar as ações específicas para direcionar os resultados e ter mais controle do comportamento nas organizações.

As características identificadas nos estudos servem como elemento crescente na formação do administrador que busca atrelar a eficiência e a eficácia com a satisfação dos trabalhadores. Para Karla Sampaio existem diferentes variáveis que implicam o comportamento humano, dentre elas a estrutura, o ambiente de trabalho e as habilidades interpessoais, sendo que o comportamento organizacional é usado nas empresas como forma de melhorar a gestão da qualidade, as habilidades pessoais, a diversidade da força de trabalho, aprender a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, além disso, é possível gerar o fortalecimento das pessoas /equipes –emporwement estimulando a inovação e a mudança para aumentar a competitividade.

Outra vantagem de entender o comportamento organizacional é aprender a lidar com a temporalidade, ser flexível, entender as mudanças do mundo profissional, o declínio da lealdade profissional, o que motiva o indivíduo no trabalho e criar um clima eticamente saudável para os funcionários.

Para Robbins (2002) Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, como propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Ele relata que está relacionado a três determinantes: indivíduos grupos e estrutura organizacional. Explica o planejamento, organização, liderança e controle.

Para Nascimento (2008) o Comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absentismo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional; os estudos indicam que há preocupação com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia.

Nascimento tem uma definição do ser humano em seu ambiente de trabalho, ligada à inteligência organizacional, liderança e competitividade, relata também personalidade e competência do indivíduo.

Comportamento Organizacional é um campo que estuda o comportamento dos indivíduos dentro das organizações com o foco basicamente a solucionar problemas e buscar soluções para as empresas, ele se fixa em uma melhor compreensão do comportamento humano para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas, é uma ferramenta humana em prol do homem.

Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com