TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Seminário: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional é como uma cultura que é passada para as pessoas, com o intuito de melhorar o convívio dentro de empresas, para padronizar uma forma de comportamento e satisfazer os clientes. Sendo muito importante, pois se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. Tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, com o foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada indivíduo, para tentar atingir a cidadania organizacional.

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional e também explica razões que determinam os fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê eventos futuros, e através de uma ação específica, estabelece resultados, e controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamentodas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Identifica-se especificamente com o estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimentos em psicologia, sociologia e administração; Com foco em quatro tipos de comportamentos: Produtividade, Absenteísmo, Rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a eficácia e a eficiência do trabalho.

Enfim, o Comportamento Organizacional é necessário para padronizar uma forma de se expressar dentro da organização, sendo assim, criando um clima saudável entre a organização e seus funcionários. Fazendo com que seus funcionários possam realizar seus trabalhos com produtividade.

1.2 Objetivo geral

• Compreender as dimensões do Comportamento Organizacional, sob o ponto de vista de autores diversos e práticas organizacionais.

 Apresentar conceitos básicos e fundamentais sobre comportamento organizacional dentro de uma organização.

Ponto de vista de alguns autores

- " De acordo com Robbins (2002), as atitudes têm três componentes que afetam o comportamento do indivíduo no trabalho: um cognitivo, ligado à convicção; um afetivo, ligado à emoção; e um comportamental, ligado a alguém ou a alguma coisa. Os indivíduos podem revelar três tipos de atitudes no trabalho: uma relacionada à satisfação com o trabalho,outra vinculada ao envolvimento e a terceira ligada ao comprometimento organizacional.Tanto a revelação das atitudes quanto o compartilhamento dos valores na organização podem ser facilitados ou dificultados pelos gestores.

- " Para compreender as questões vinculadas às ciências do comportamento, Sayles e Straus (1969) afirmam que é preciso entender que as organizações humanas são orgânicas e as suas variadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com