TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional e eficiência e eficácia

Tese: Comportamento organizacional e eficiência e eficácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional e eficiência e eficácia

Eficiência e Eficácia.

O lado operacional das empresas está voltado basicamente na busca da eficiência, mas o lado institucional das empresas está voltado para a eficácia por meios das adequações das empresas e também as suas necessidades dos seus ambientes de tarefas.

O lado intermediário ele se empenha em desenvolver e unir as necessidades da eficácia e o institucional com as necessidades da eficiência no lado operacional, as empresas tem isso como seu principal desafio.

O grande desafio de um administrador de uma empresa é conciliar a eficácia e a eficiência, ele precisa alcançar a eficiência com o objetivo de ter eficácia.

O administrador tem a missão de procurar as pessoas que iram ajuda-lo a fazer os produtos com eficácia e eficiência que os consumidores precisam no mercado. Para que todos tenham sucesso no processo desenvolvido é preciso que ao final eles tenham alcançado a efetividade, ou seja, o ganha-ganha, que parece ser o melhor para todos. A visão de mundo que os colaboradores têm, fará toda diferença na hora de empregar a eficiência a eficácia e a efetividade.

Comportamento organizacional é muito importante nas empresas é um estudo dos comportamentos das pessoas e seus impactos na empresa porque é à força do trabalho e as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade.

O comportamento organizacional também é importante e fundamental na dinâmica e manutenção e melhoria das pessoas, pois também baliza o trabalho dos lideres e da a eles a possibilidade de prever e também evitar problemas individuais e ou coletivos entre pessoas que trabalham no mesmo ambiente.

O comportamento organizacional também tem como possibilitar o aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos para aqueles profissionais que necessitam.

Tem também auxilia no amadurecimento e obter melhores aproveitamentos na empresa por isso é um estudo muito importante dentro da empresa.

Etapa 1

Vamos tratar de um assunto referente ao comportamento organizacional, mostrar o quanto as organizações influenciam na vida dos seus membros, porque modelam seu comportamento podendo influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos; demonstrar também sua complexidade em suas variáveis e sua força em superar pressões, econômicas social, tecnogica, cultural e política.

Mostrar alguns conceitos de comportamento organizacional, e dois tipos de sistemas como sistema aberto e fechado em suas Dimensões.

Analisar velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações e quais os fatores que causa fracasso no âmbito da liderança segundo a referência apontada no texto que se encontra no endereço: www.rh.com.br|Portal|Liderança|artigo|4430|a liderança no ambiente de trabalho; eficácia relevância da comunicação e percepção no contexto organizacional.

Conceito de Comportamento Organizacional

“Comportamento organizacional é o estudo das organizações em uma ordem sistêmica que busca focar o comportamento humano, e tem por meio observar as maneiras em que os indivíduos se comportam ou agem em grupo ou individual, com objetivo de alcançar produtividade, melhorias reduzir as ausências trocando por mais presença e também algumas rotações inadequadas que não produz muitos resultados positivos, inserir responsabilidade ética organizacional.”

As influências que as pessoas produzem para as organizações.

Nas empresas existem vários tipos de pessoas; as serias e focadas em seu trabalho, que não quer conversa com ninguém, procura só focar em atingir sua meta; aquela pessoa comunicativa brincalhona expansiva que sempre procura estar em contato com os outros para ganhar simpatia e amizade, tanto pra falar de coisas pessoais ou referentes à empresa; os mais acomodados que estão sempre sendo chamada a atenção e levando bronca; o líder natural que está sempre focado em atingir resultados e objetivos e vários outros; que quando colocamos todas essas diferenças das pessoas dentro de uma organização podem trazer grandes resultados positivos nos lucros da empresa ou arruinar trazendo resultados negativos.

Influência positiva

Uma parte das organizações que podem influenciar bastante nas atitudes de cada colaborador para trazer disciplina e bons resultados é o do chefe ou gestor, pois um bom chefe consegue controlar as situações psicológicas, diminuir os vícios comportamentais de cada pessoa, consegue lidar com situações mais difíceis de resolver, controlando as divergências, traz bastante influência positiva para empresa e para os colaboradores sabe lidar com pessoas difíceis; consegue transformar o setor ou organização em um ambiente melhor para se trabalhar, em termos de harmonia eficácia produtiva qualidade de vida e qualidade nos produtos.

Influência negativa

Algumas atitudes negativas de pessoas dentro de uma organização como: a falta de comunicação, as reclamações, não se enquadrar as normas e hierarquia da empresa, preconceitos, negatividade, conflitos em equipes, a falta de compreensão pode ser considerado muito grave e prejudicial, tanto para o colaborador quanto para empresa.

Atitudes que ajudam a melhor

Algumas atitudes que podem e provavelmente devem diminuir as falhas e aumentar as boas características referentes às virtudes do ser humano dentro de uma organização para melhoria da empresa é uma boa comunicação, percepção das coisas; o respeito às normas e hierarquia da empresa e o respeito ao próximo, um bom planejamento e uma visão ampla, e principalmente a força de vontade em querer se auto disciplinar, para mudança. isso pode ser trabalhado tanto pelo administrador ou pelo próprio colaborador.

Baseando-se no texto acima vamos colocar alguns tipos de características e atitudes de pessoas, nas organizações. sejam elas boas ou ruim, vejamos alguns exemplos: Comunicativa, Positiva, Negligente, Pessimista, Amigável, Acomodada, Persistente

As principais variáveis que existe dentro de uma organização são: a estrutura, clima, cultura, ambiente, planejamento, habilidades entre pessoas, gestão.

“Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com