TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de marketing

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING

  1. Marketing é definido como “o processo através do qual as pessoas adquirem o que necessitam e desejam” isso significa dizer que para praticar o marketing as empresas precisam:
  1. Fazer propaganda de seus produtos;
  2. Criar novos produtos;
  3. Vender produtos;
  4. Nenhuma das alternativas anteriores.

  1. Descreva o que a empresa precisa fazer para praticar o marketing.

  1. Após um dia exaustivo de trabalho você chegou em casa com fome, resolveu pedir algo para comer em casa, queria algo diferente, pegou os folhetos de propaganda que tinha em casa e avaliou as opções: pizza, lanches, pastéis e uma batataria, ficou com água na boca ao ver a propaganda da batata assada, pegou o telefone para ligar, mas viu que no folheto dizia que só faziam entregas na região central de Sorocaba e você mora num local afastado no centro, então optou pela tradicional pizza. Nesse caso identifique:
  1. Qual a necessidade?
  2. Qual o desejo?
  3. O que é preciso para gerar a demanda por um produto ou serviço?
  1. Crie uma estória no qual o personagem demonstre sua necessidade, desejo e se gerou ou não a demanda pelo produto.
  2. A empresa pode ser focada (ou orientada) para vendas, produção, produto ou marketing. Comente as desvantagens de cada uma dessas orientações.
  3. Compare o ambiente de marketing do passado em relação aos dias atuais e listre quais as mudanças observadas.
  4. Devido a mudança no ambiente de marketing as empresas têm praticado o marketing holístico. Quais os 4 pilares do marketing holístico. Pesquise na internet ou na sua empresa exemplos reais (ou práticas) adotadas pelas empresas para cada um dos pilares.
  5. Quem é responsável por praticar o marketing dentro da empresa?
  6. Porque algumas empresas como a Nike, terceirizam a produção e se dedicam apenas a comercialização e divulgação de seus produtos?
  7. O que é o ativo da empresa? O que são ativos tangíveis e intangíveis? Cite exemplos de ativos tangíveis e intangíveis.
  8. Por que ao invés de criar um produto que atenda a todo mundo as empresas selecionam mercados-alvos e criam produtos para atender as necessidades desses mercados?
  9. De acordo com o vídeo que assistimos em aula sobre as Havaianas o consumidor mudou a maneira de “ver” esse produto? O que mudou para o consumidor? E o que ocasionou essa mudança?
  10. O comprador de uma auto-escola deseja comprar carros e está em dúvida sobre Fiat e Chevrolet (GM). O cliente pretende usar o carro nas aulas práticas e nos finais de semana para seu uso pessoal. Acha que o da Fiat é confiável, durável e com bom valor de revenda. Além disso, também percebe diferenças quanto ao entrega e manutenção, concluindo que a Fiat oferece melhor atendimento, seu pessoal parece conhecer melhor o produto e é mais atencioso. Por fim acredita que a Fiat é uma boa empresa.
  1. Observe os termos grifados e identifique a qual tipo de valor ele corresponde: imagem, pessoal, serviços, produto.
  2. Antes do cliente decidir comprar o carro da Fiat o que mais ele vai considerar além dos itens citados acima? Justifique a resposta.
  1. Ao elaborar a divulgação do produto a empresa deve gerar expectativas ALTAS ou BAIXAS com relação ao produto. Justifique sua resposta.
  2. Escolha um PRODUTO e elabore estratégias para fidelizar o cliente.
  3. Escolha um SERVIÇO e elabore estratégias para fidelizar o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com