TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização da Empresa

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  2.364 Visualizações

Página 1 de 10

Contextualização da Empresa

No nosso trabalho vamos abordar um serviço que, nos últimos anos, tem vindo a crescer e a popularizar-se por todo o mundo: a Uber.

A Uber é uma empresa multinacional norte-americana fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick e que vem competir no setor dos transportes enquanto transporte privado. Embora a competir no setor dos transportes, Uber é um aplicativo que conecta motoristas da própria empresa a usuários que desejam movimentar-se pela cidade. Desta forma, a Uber encontra-se não no setor dos transportes mas sim na indústria tecnológica.

Através de um aplicativo E-hailing, oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional. E-hailing é o ato de se requisitar um táxi através de um dispositivo eletrónico, geralmente um telemóvel ou um smartphone.

A Uber recruta motoristas que, para serem aceites, precisam de cumprir alguns pré-requisitos como terem determinados carros de luxo e oferecerem provas e garantias pessoais.

Através da aplicação destinada a smartphones, é possível acompanhar o trajeto do veículo, atribuir notas ao motorista e realizar pagamentos, que saem diretamente de um cartão de crédito ou de uma conta paypal.

O aplicativo foi lançado em 2010 para Android e iPhone e, em junho de 2014, cerca de 4 anos após sua fundação, a empresa foi avaliada em cerca de 18 mil milhões de dólares, contando com investidores como a Google.

Em maio de 2016, após uma rodada de investimentos, a Uber volta a ser avaliada e desta vez em 50 mil milhões de dólares. O valor da empresa, em cerca de 2 anos, quase triplicou. Este é um feito histórico para startups que ainda não abriram o capital, alcançado antes apenas pelo Facebook.

[pic 1]

Análise Situacional

1.1 Dados sobre o mercado

Que a Uber está espalhada por todo o mundo já não é novidade. No entanto, a sua chegada a países e cidades menos desenvolvidos é que pode ser considerada uma grande novidade, mesmo para uma multinacional como a Uber.

O Kenya ou o Cairo são dois dos vários exemplos de cidades africanas onde a Uber já atua.

Em Portugal, até há pouco tempo, a empresa operava apenas na capital e na cidade do Porto. Neste momento, a cidade algarvia também já aderiu à Uber.

1.2 Processo de decisão de compra

A Uber destaca-se enquanto meio de transporte devido, em primeiro lugar, ao preço.  A relação qualidade/preço excede em grande escala todos os outros meios de transporte públicos ou privados.

Vivemos na era da tecnologia, onde grande parte da população possui um smartphone. A Uber surge, assim, como uma alternativa mais prática e económica de as pessoas se deslocarem, uma vez que, com um simples dowload da aplicação, a boleia em pouco tempo chega ao encontro do cliente.

A confiabilidade na empresa e por conseguinte na aplicação e no motorista, faz com que o cliente não tenha receio algum de usufruir do serviço a qualquer momento.

1.3 Situação do Serviço

Durante os últimos cinco anos, a Uber registou um crescimento exponencial em todo o mundo. Claro está que este crescimento, embora mundial, ficou fortemente marcado essencialmente nos EUA, onde a empresa está sediada. Isto significa que a Uber se encontra, neste momento, na fase de Maturidade no seu ciclo de vida.  
Contudo, a empresa só atingiu ainda a Maturidade nos EUA. No resto do globo, a multinacional encontra-se na fase anterior à Maturidade – o Crescimento. O que não significa que esteja em atraso face ao setor dos transportes.  

[pic 2]

A Uber está em constante crescimento e mudança face à sua concorrência.  Exemplo da sua constante modernização foi a evolução do serviço dos automóveis. Dos automóveis executivos (UberCab), sucederam modalidades com automóveis privados luxuosos (UberX), automóveis cujo o percurso é feito em viaturas elétricas que não emitem dióxido de carbono (UberGreen), automóveis de transporte colectivo (UberPOOL) e até de logística (UberEATS), que transformaram a Uber numa infraestrutura de transporte que viabiliza três milhões de viagens todos os dias e que se tornou numa verdadeira alternativa à posse de um automóvel.

Em 2015, a Uber já contava com o seu valor de mercado a rondar os 51 biliões de dólares.
A Uber, quer nos EUA onde já conseguiu atingir a Maturidade, ou no resto do mundo onde está em constante crescimento (caminhando também para a Maturidade do seu ciclo de vida), marcou e continua a marcar a diferença no setor da tecnologia e consequentemente no setor dos transportes, uma vez que a sua principal preocupação é a constante mudança e inovação.

1.4 Concorrência

Concorrência directa

CABIFY[pic 3]

  • Empresa de rede de transportes privada.

  • Opera na América Latina, Espanha e Portugal.
  • Avaliada em 320 mil milhões de dólares no ano de 2016.
  • A Cabify tem uma aplicação idêntica à da Uber, estando a ser comercializada nas mesmas plataformas, Android e Apple.
  • Nos países em que opera, os veículos não estão sujeitos a leis obrigatórias.
  • Não têm benefícios fiscais na compra das viaturas.
  • Os meios de transporte são feitos a partir de veículos particulares sujeitos a determinadas regras, com condutores profissionais que foram sujeitos a testes antes de serem contratados, todas as regras e testes são realizados pela empresa em causa.
  • Os preços variam consoante a procura e as épocas do ano e o modo de pagamento pode ser feito por Paypal ou cartão de credito na aplicação.

Concorrentes no mesmo mercado

TÁxi

  • É um transporte público ligeiro de passageiros.

  • Está sujeito a leis que obrigam os condutores a ter cartas e licenças específicas para poderem conduzir os veículos.  
  • Os veículos são todos sujeitos a regras obrigatórias por lei (cores padrão, taxímetro, sinalização de táxi, etc)
  • Um condutor tendo as licenças necessárias, pode ter o seu táxi particular, desde que este obedeça as condições impostas pela lei.
  • Está sujeito a preços fixos.
  • O pagamento é sempre feito em dinheiro, com algumas exceções em que se pode pagar com cartão de crédito.
  • Tem benefícios fiscais na compra da viatura.  
  • Para puder usar este serviço pode:

- Usar as praças de táxis que se encontram espalhadas pela cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (572.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com