TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controlando a Imaginação

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

Robert Brian Dilts (1955- ) é autor, trainer, consultor e tem ajudado no desenvolvimento da PNL - Programação Neurolinguística desde a sua criação em 1975 por John Grinder e Richard Bandler. Colega e aluno de Grinder e Bandler por muito tempo, Dilts também estudou pessoalmente com Milton H. Erickson, M.D., e Gregory Bateson. Além de ser inovador nas aplicações da PNL para a educação, criatividade, saúde e liderança, suas contribuições pessoais para o campo da PNL incluem participação no trabalho original das técnicas da Estratégia e Sistema de Crenças, e o desenvolvimento do que se tornou conhecido como 'PNL Sistêmica'. Algumas das suas técnicas e modelos incluem: Reimprinting, Integração das Crenças Conflitantes, Prestidigitação Linguística, Estratégia de Soletração, Técnica de Alergia, Níveis Neurológicos, Ciclo da Mudança de Crença, Padrões Generativos da PNL, Teoria do Campo Unificado para a PNL e muitos outros.

Controlando a Imaginação

O físico e inventor Nikola Tesla (1856-1943) foi chamado de “o gênio que precedeu a era da eletricidade”. Possivelmente, ele é um dos inventores mais criativos e importantes do século passado e com certeza um dos mais produtivos. As suas 700 invenções incluem o desenvolvimento básico do motor eletromagnético, a turbina, a transmissão sem fio e o controle remoto. Sua descoberta do campo magnético circular no final da década de 1800 é a base da corrente alternada que tornou possível a distribuição da energia elétrica em todo o mundo. Foi ele quem projetou a primeira usina elétrica nas Cataratas do Niágara (seu sistema foi escolhido no lugar do sistema de corrente contínua de Thomas Edison).

Conhecido como um futurista visionário, ainda hoje os seus cadernos de notas são estudados pelos cientistas e engenheiros, uma vez que diversas de suas ideias e de seus princípios ainda estão muito à frente da tecnologia atual.

A genialidade de Tesla encontra-se na sua habilidade para descobrir princípios ocultos, invisíveis, ou estruturas profundas na natureza e então aplica-los de forma tangível, por meio da criação de invenções úteis. Utilizando as ferramentas de modelagem psicológica da PNL podemos descobrir alguns dos principais processos cognitivos subjacentes à sua impressionante criatividade. Desse modo, é possível revelar algumas das estratégias mentais invisíveis que ele utilizou para fazer as suas descobertas e invenções.

Coloque o corpo em uma posição confortável e relaxada. Sente-se em uma postura e fisiologia que realmente apoiem a sua capacidade para sonhar. Se sua fisiologia fosse capaz de colocá-lo em um estado no qual você realmente poderia libertar o sonhador dentro de você, como estaria sentado? Em que direção a sua cabeça estaria inclinada? Como você estaria respirando? Que tipo de tensão muscular você sentiria no corpo?

Qual seria a qualidade da sua voz interna se você realmente fosse capaz de sonhar? Ela seria excitada e sussurrante? Ou seria forte? Talvez ela fosse encorajadora ou interrogativa. Ou talvez soasse bastante confiante. Sintonize a sua voz interna com uma qualidade que vai conduzi-lo aos seus sonhos, voltando-o para eles.

E então você pode começar a visualizar um tipo especial de sonho. Um sonho para o planeta. Se você pudesse criar um lindo sonho para o planeta, qual seria esse sonho? E como é apenas um sonho, você não precisa se preocupar pensando se ele é possível ou prático. Você pode sonhar livremente. Se você pudesse conceber a própria versão de uma utopia, qual seria a sua visão? Como a tecnologia se encaixaria nesse sonho global para o planeta? O que aconteceria com a guerra? Como os seus filhos seriam educados? Como as pessoas de diferentes partes do mundo se comunicariam umas com as outras? De que maneira você utilizaria as ferramentas que possuímos a serviço do planeta e das pessoas que o habitam, de forma ecológica e criativa?

Deixe o seu sonho leva-lo para o futuro. Como seria a medicina? As pessoas ainda iriam ao médico como fazem agora? Ainda existiriam hospitais? Se você pudesse mudar o mundo apenas sonhando com ele, visualizando-o, como transformaria os hospitais, as escolas e empresas? Como será o escritório do futuro? Ainda haverá escritórios? Ou todos estariam conectados sem sair de casa? Como as pessoas viajariam no futuro? Não há necessidade de limitar a si mesmo pela tecnologia atual. Imagine que você vive em um planeta onde tudo o que você imagina automaticamente se transforma em realidade. O único limite seriam os limites da sua imaginação.

Como nós trataríamos os animais e as plantas no futuro? Nós precisaríamos de advogados ou terapeutas? Qual seria o emprego mais importante do futuro?

Que tipo de música você estaria ouvindo no futuro? Como seriam os museus do futuro? Se você fosse a um museu e visse artefatos do mundo de hoje, qual seria o mais engraçado para as pessoas do futuro?

O que você poderia sonhar que mudaria o mundo? Que partes da nossa vida têm mais espaço para a mudança?

Imagine que você pudesse mudar o mundo com alguma coisa que fez. Sonhe com o que faria, e o que mudaria o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com