TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coportamento Organizacional

Artigo: Coportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALCIDES RIBEIRO DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL I

Jequié

2014

ALCIDES RIBEIRO DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL I

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Econômica e Metodologia Científica.

Prof. Regis Garcia, Vânia M. Silva, Merris Mozer, Mônica M. Silva, Marcelo Viegas, Regina L.S Malassise e Rodrigo M. Trigueiro.

Jequié

2014

INTRODUÇÃO

O estudo de caso apresentado a seguir mostra a importância das matérias estudadas no decorrer do semestre sua importância e aplicabilidade. A empresa ANTIDEPE LTDA precisaria saber a viabilidade da implantação de uma nova unidade em Passo Fundo – RS para isso são necessárias algumas observações e pesquisas para então uma decisão.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente as organizações antes de qualquer tomada de decisão devem levar em consideração vários fatores e levantar dados para ter a certeza de que a solução escolhida é a mais viável. A empresa terá uma maior probabilidade de acerto se investir em um planejamento seguro, atendo e com metas já predefinidas. O estudo de caso da empresa ANTIDEPE LTDA em montar uma nova unidade na cidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul torna preciso avaliar algumas condições para então a implantação, é necessário verificar as condições da cidade em receber esta fábrica, a cultura do lugar, a mão-de-obra, se tem bom acesso para facilitar o escoamento de mercadoria. Deve-se responder as seguintes perguntas:

• O projeto irá se pagar?

• O projeto irá aumentar a riqueza dos acionistas ou diminuí-la?

• Esta é a melhor alternativa de investimentos?

Tais informações são importantes porque ajudam aos gestores a seguir com o plano ou traçar um novo. Qualquer investimento deve ser a melhor escolha e trazer lucro. Então se o projeto não trouxer capital o suficiente que pague o investimento feito no mesmo, não dê os rendimentos esperados ou não seja a melhor das alternativas. Dará um déficit para a empresa e acionistas.

A cidade de Passo Fundo localiza-se em uma região montanhosa, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, considerada cidade média, com população estimada em 190.328 habitantes. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município é de 4.551,198 mil reais (2011) e a renda per capita, de 26.365.24 reais (2011) é a maior cidade do Noroeste Rio-grandense. A economia da região baseia-se na agropecuária e no comércio.

Pode-se observar que em algumas épocas do ano as vendas locais teriam uma queda significativa, levando-se em consideração que tanto o clima como a própria cultura sulista, o uso comum de botas.

Contudo quando levar-se em consideração o escoamento da mercadoria a cidade tem boa malha viária. Que pode facilitar o transporte da mercadoria para outras cidades e estados.

A contabilidade tem um papel muito importante na gestão das empresas e é através da mesma que se pode fazer uma análise ampla da situação destas e seus registros financeiros.

De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade estuda, registra e interpreta os fenômenos que afetam ao patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema de informação em si, fazendo parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. (Marques; Silva; Tarifa 2012, pag. 08).

Tudo que faz parte da empresa é o seu patrimônio e este por sua vez é o objeto da contabilidade, o qual será monitorado, avaliado e inspecionado para uma melhor organização e para evitar problemas futuros. Já o objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio e de tais informações a respeito do mesmo para os usuários.

Saber usar informações precisas e controlar devidamente os bens de forma segura e transparente garantem o bom desenvolvimento de um negócio, sendo de fundamental importância um conhecimento em contabilidade e o uso de seus conceitos no cotidiano.

Existem aspectos culturais que também influenciam na tomada de decisões e no cotidiano empresarial. A cultura organizacional de uma empresa, manifesta-se através da resistência à mudanças, resistência essa consequente dos valores, crenças, mitos e tabus que encontram-se enraizados nessa empresa; manifesta-se, também, através de padrões de comportamento ou estilo de uma organização assumido pelos funcionários, os quais incentivam novos colegas a seguirem. A cultura de uma organização tem consequencias poderosas, em especial, quando é fortalecida pela continuidade da liderança, estabilidade dos membros do grupo, concentração geográfica, o tamanho pequeno do grupo e o sucesso considerável. Através desse poder, ela permite a um grupo agir com rapudez e coordenação contra um concorrente ou em beneficio de um cliente. Mas pode levar, também, pessoas inteligentes a tomarem decisões precipitadas e suicidas.

A cultura organizacional é composta de vários elementos, entre os quais se destacam, pela importância que assumem, os valores, as crenças, os ritos, os tabus, os mitos, as normas, a comunicação formal e informal. Todos esses elementos condicionam e direcional o desempenho das pessoas, que por sua vez, irá condicionar e direcionar o desempenho das organizações.

As análises quantitativas são úteis para ordenar as percepções acerca de alternativas futuras, visando a tomada de decisão e planejamento. Um processo de análise de análise numérica da probabilidade de ocorrência de cada risco e suas implicações para os objetivos do projeto, assim como a extensão do risco para o projeto em geral. De acordo com o PMI(2000) os objetivos da análise de riscos são:

• Determinar a probabilidade de atingir um objetivo específico do projeto;

• Quantificar a exposição do projeto a riscos e determinar a quantidade de reservas de contingência necessárias em termos de cronograma e custos;

• Identificar os riscos que requerem mais atenção através de quantificação de sua contribuição relativa aos riscos do projeto;

• Identificar metas realistas e alcançáveis de escopo técnico, cronograma e custo.

CONCLUSÃO

Todos os itens pesquisados são de extrema importância na iniciação de um negócio novo em qualquer área, o levantamento de informações, a utilização da contabilidade, a análise dos aspectos culturais e a elaboração de um plano de negócios objetivando estabelecer cenários e estimar probabilidades.

A tomada de decisões em uma organização deve ser subsidiada e fundamentada em todas as ferramentas e técnicas disponíveis.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »