TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criar Plano de Marketing

Por:   •  4/6/2017  •  Monografia  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

        A empresa selecionada para o trabalho foi a Nobre, conceituada empresa de produtos transformados à base de carne.

        O compromisso da Nobre com a qualidade, segurança alimentar e satisfação do cliente foi reconhecido em 2001 com a atribuição da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o referencial NP EN ISO 9001, e em 2007 com a atribuição da certificação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar de acordo com o referencial NP EN ISO 22000:2005 pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação). Hoje, a certificação ISO 22000 garante que os nossos produtos respondam eficazmente aos mais elevados padrões de qualidade exigidos pela União Europeia. A Nobre assume um rigoroso controlo de qualidade durante todo o processo de produção. As matérias-primas que utilizadas são provenientes de fornecedores qualificados, dos quais se exige a máxima segurança e qualidade, bem como toda a informação detalhada para que a rastreabilidade seja assegurada. Na recepção, é feita uma cuidadosa inspecção das matérias-primas bem como a sua respetiva identificação. Ao longo de todo o processo de produção, são realizados diversos controlos internos e externos, para assegurar as condições de segurança e qualidade. A Nobre tem implementado um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseado na aplicação do Sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), abrangendo todos os produtos e todos os processos desde a recepção de matérias-primas até à distribuição do produto final.

        A Nobre encontra-se presente num mercado extremamente competitivo, no qual empresas emergentes tendem a crescer, como é o caso da Primor e da Porminho, ambas nacionais, ou da Elpozo e da Campofrio, ambas espanholas. Assim, o caminho da Nobre passa pelo desenvolvimento e pela inovação enquanto procura dar vida a uma marca que se encontra consolidada no mercado nacional e nos lares dos portugueses. Sendo que todas estas marcas se encontram ao alcance do consumidor nas grandes superfícies e não só, apenas com uma qualidade de excelência e um preço competitivo a Nobre tem uma verdadeira hipótese de continuar a crescer e a florescer no ramo alimentar.

        A empresa encontra no seu know-how, no seu capital humano, na sua experiência e nas suas instalações a verdadeira força que permite o seu merecido sucesso. Detentora de décadas de profundo conhecimento, aliado às diversas passagens por grupos multinacionais de renome – alguns deles os maiores do mundo no ramo alimentar -, a Nobre tem na sua experiência enquanto empresa amadurecida uma enorme vantagem perante os competidores e uma mais-valia difícil de alcançar. Contando com 600 colaboradores, os recursos humanos, provenientes de uma zona que vive predominantemente da indústria, são o motor da empresa, que vê neles o reflexo de um passado sustentado e de um futuro próspero. Por fim, as suas   instalações, incluindo a sua fábrica-piloto capaz de inovar produtos nunca antes testados e contendo maquinaria de topo, são a base de uma empresa sólida, que se encontra em constante mutação de forma a que a manutenção esteja permanentemente garantida (cerca de 20% do espaço está ciclicamente encerrado para manutenção).

        Desta forma, podemos detectar facilmente as suas forças: experiência, competência e conhecimento; as fraquezas: concorrência crescente e afastamento geográfico dos competidores; as oportunidades: novos mercados externos antes inexplorados e abertura dos consumidores a novos produtos; as ameaças: a juventude e a audácia da concorrência que se opõe a algum conservadorismo da própria empresa.

        Perante os obstáculos visíveis nos dias que correm, a Nobre teve a necessidade de se readaptar e de iniciar uma nova viagem pelo mundo dos géneros alimentícios. Desta forma optou se reajustar ao mercado e de reajustar o próprio negócio. A sua visão passa por se associar a um estilo de vida saudável, ou seja, uma alimentação correcta e associada ao exercício regular. Segundo a sua óptica, os produtos à base de carne podem e devem desempenhar um papel importante numa dieta equilibrada, devido aos seus múltiplos benefícios: contêm proteína de fácil assimilação para o corpo; nutrientes de alta qualidade como aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, ferro e selénio. A Nobre oferece um sortido alargado e muito variado de formatos e sabores.

        Sendo líder de mercado ao nível do consumidor em geral (pequenas, médias e grandes superfícies), a Nobre decidiu expandir-se pelo mundo, de forma a levar a charcutaria portuguesa para fora de portas. Paralelamente, decidiu criar um departamento especializado responsável por alimentar o canal Horeca com a mesma eficiência que sempre conduziu o próprio grupo.

        Relativamente ao marketing-mix a Nobre rege-se pelos 4 p's da seguinte forma:

  1. Produto – charcutaria fina que alia o tradicional à inovação. O produto reflecte as tradições lusitanas, embora as embalagens e design sejam apelativos e inovadores. Cada um deles apelas à necessidade de satisfação e de bem-estar. A maioria dos produtos, sendo eles tradicionais, têm um ciclo de vida longo, enquanto que 10% a 20% são produtos que podem ou não vingar no mercado, dependendo da aceitação dos consumidores.
  2. Preço – os produtos da Nobre estão dentro da média praticada no mercado, tentando apelar ao não-esquecimento da qualidade e do bem-estar de consumo. As pessoas estão dispostas a pagar um certo, não esquecendo que a Nobre dificilmente entrará num nicho de mercado que está intimamente ligado ao produto caseiro. De quando em vez, a Nobre opta pelas promoções ocasionais de forma a relembrar os consumidores acerca da forte presença da marca no mercado.
  3. Distribuição – para obter visibilidade, a empresa opta por estar nas grandes superfícies, onde a maioria dos cidadãos adquire os seus bens de consumo. Neste campo a presença é massiva.
  4. Comunicação – também neste campo a marca está constantemente presente no horizonte dos consumidor. Seja na comunicação social, nas suas embalagens,em outdoors, em feiras, nas prateleiras das maiores cadeias de consumo, em actividades promocionais no interior dos estabelecimentos, a Nobre encontra-se intimamente ligada à história recente dos portugueses.

        O plano de Marketing a ser instalado na Nobre teria obrigatoriamente de ser seguir um estudo rigoroso de custos e a obtenção do ROI para este caso específico. Assim, uma orçamentação eficaz, avaliando o potencial da empresa, o retorno do investimento, a rentabilidade do plano de marketing e o desempenho previsto dos produtos a colocar no mercado, seriam essenciais para o bem-estar financeiro da empresa. Desta forma, o orçamento  de marketig teria de levar em conta as seguintes despesas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (476.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com