TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Marketing Digital

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing Digital

POLO: Três Lagoas

ACADÊMICO: Tatiane de Souza Lima Santos – RA: 5305490327

TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira

Fábio Cerqueira 

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Três Lagoas – MS

Maio / 2017


ACADÊMICO: Tatiane de Souza Lima Santos – RA: 5305490327

TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Marketing Digital do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

Três Lagoas – MS

Maio / 2017


SUMÁRIO

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        5

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        6

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FORTES        7

3.2        PONTOS FRACOS        7

3.3        OPORTUNIDADES        7

3.4        AMEAÇAS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5.        REFERÊNCIAS        9

6.        ANEXO I        10


INTRODUÇÃO

Numa visão mais simples, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que se arrisca, que vê o que ninguém vê, aquele que tem atitude e realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.

Em entrevista com a empreendedora Cinara Cortes que hoje vivencia seu sucesso empresarial, ela defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ter sua independência, compartilhando através dessa entrevista suas experiências e aconselhando aquele que deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Mesmo nunca tendo planejado abrir um negócio na área de alimentos, viu em um momento de dificuldade financeira da irmã uma oportunidade de ajudar e também aumentar a renda da família, conquistando seu espaço com muito estudo, planejamento, informação e disposição para trabalhar.


  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

A  entrevista  com a  empreendedora  foi  muito  importante,  as  experiências  relatadas  foram  de grande valia para o meu aprendizado, em um momento de crise financeira, ela recebeu uma proposta para aumentar a renda da família, estudou com cautela a proposta, a concorrência, o clima de calor intenso do estado e abriu um negócio de sucesso na cidade.  

Mesmo sem um curso superior, com a ajuda da irmã e do marido descobriu que tinha um espirito empreendedor,  a escolha da localização para montar seu negócio foi muito importante para que tudo fluísse, o lugar que é considerado um ponto turístico da cidade está sempre como muito movimento o que gera clientes diariamente para seu comércio.

Saber administrar  muitas vezes  é  um  dom, mas  também  pode  ser adquirido com  estudos, pesquisas e até mesmo com a ajuda de uma outra pessoa, como no caso da minha entrevistada que teve o apoio do marido, o que fez toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

É preciso  planejamento  de negócios, estratégias, pesquisas, analises, estudar todos os prós e contras voltado para o ramo que se quer entrar, para que o projeto ocorra de maneira satisfatória. O  plano  de  negócios  é  muito  importante    para  que a pessoa que planeja investir em um empreendimento  tenha  certeza  que conhece  a área em  que  quer  atuar,  ter  clareza,  pesquisar, ter  os  pés  no  chão,  objetivos, metas, saber  onde quer chegar,  ter um plano financeiro.

Fazer uma analise  SWOT é muito importante para avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando, a   analise SWOT tem sido um ferramenta de gestão empresarial muito utilizada em que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização.

Esse tipo de medida é de fundamental importância para se iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar ações estratégicas em momentos de incertezas.

Analisar os pontos fortes da empresa como suas vantagens  junto  aos  concorrentes,  informações  completas  do  serviços  prestados  aos clientes,  solidez  financeira,  produtos  de  qualidade,  ética  etc.  Os pontos fracos como  as desvantagens  em  relação  as  concorrentes,  altos  custos,  má  imagem,  má  localização, produtos  não  tão  bons  etc.  As  Oportunidades como  bons  preços  e  produtos  de  qualidade, falência  do  concorrente,  aspectos  mudanças  nos  gostos  dos  clientes.  As Ameaças como novos competidores,  baixo  preços  nos  concorrentes,  aumento  excessivos  das  mercadorias,  crise da economia.

Para  se  ter  sucesso  é  preciso  fazer  um  plano  de  negócios, superar incertezas,  identificando  os  pontos  fortes para o novo empreendimento, localização , saber  qual o público alvo a ser  conquistado, ter um  bom  atendimento,  um  bom  relacionamento  com    clientes,  fornecedores, colaboradores e os pontos fracos como  profissionais despreparados, má  localização, preços altos, mau atendimento.

  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Antes de partir para definições mais utilizadas e aceitas, é importante fazer uma análise histórica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo (Hisrish, 1986).  O empreendedorismo é estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades. O empreendedorismo é um fator muito importante na geração de empregos, promovendo o crescimento econômico trazendo melhores condições de vida para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com