TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico: DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

2.1. Comparativos sobre conceitos de comportamento organizacional 5

2.2.1 Sistema aberto 6

2.2.2 Sistema fechado 6

3. INOVAÇÃO 7

4. TRABALHO EM EQUIPE 9

5. PERCEPÇÃO 10

5.1 Tendência à estrutura 10

5.2 Percepção da profundidade e da distância 11

5.2.1 Indicadores fisiológicos 11

5.2.2 Indicadores ambientais 11

5.3 Distúrbios Perceptivos 11

6. COMUNICAÇÃO 12

6.1 Comunicação organizacional 13

6.2 Comunicação empresarial 13

7. CONCLUSÃO 14

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Enfocaremos neste trabalho aspectos que possam explicar o conceito de comportamento organizacional e sua influência nas organizações.

Comportamento organizacional é o campo que estuda o comportamento individual e em grupo de pessoas em uma organização. O Comportamento organizacional estuda as questões relacionadas com liderança, motivação, estrutura, aprendizagem, percepção, comunicação, atitudes, conflitos, sentimentos, emoções, entre outros aspectos que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Também são examinadas as variáveis de comportamento social, cultural, econômico e tecnológico.

Para se administrar uma empresa é necessário muito mais que saber as funções básicas de gerenciamento, como planejar, organizar e controlar. Devido às mudanças que vêm ocorrendo por causa da globalização, as organizações requerem habilidades humanas em alto grau de preparação. Uma medida de desempenho que inclui a eficiência e a eficácia. Colaboradores eficientes, resultados eficazes. As expectativas humanas, que se referem às questões psicológicas, biológicas, sociais e organizacionais, podem ser inconscientes e influenciar dentro do ambiente de trabalho.

Mostraremos que para garantir a satisfação no trabalho, a organização deve conhecer seus colaboradores e se preocupar com o comportamento organizacional, a fim de resolver problemas que possam interferir no desempenho da equipe. Apresentaremos percepção, comunicação e inovação como fatores essenciais ao desenvolvimento interno e externo de uma organização como um todo. Sem percepção não há inovação e sem comunicação não há desenvolvimento.

Contudo tentaremos de forma explícita expressar nossos conhecimentos sobre esse tema que é tão importante para o desempenho de uma organização.

CAPÍTULO 1

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional (CO) é um campo de estudos sobre o comportamento humano, focando as ações e atitudes de indivíduos com objetivo de alcançar as seguintes variáveis dependentes: produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania da organização, com a satisfação no trabalho. CO estuda três determinantes do comportamento: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. A importância desses comportamentos se caracteriza pela sua ampla complexidade e o seu empenho em superar as pressões culturais, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. As principais variáveis dentro do comportamento organizacional têm as seguintes características:

• Produtividade: uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos ao baixo custo possível (eficiência e eficácia).

• Absenteísmo: é o não comparecimento do funcionário à empresa. Isso causa um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia na organização.

• Rotatividade: é a constante saída e entrada de pessoas da organização, voluntariamente ou involuntariamente. Isso pode prejudicar a eficiência da organização.

• Satisfação no trabalho: é a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

2.1 Comparativos sobre conceitos de comportamento organizacional

Segundo o autor Stephen P. Robbis, o comportamento organizacional é um estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, a fim de melhorar a eficácia organizacional e seu empenho. Além disso, a cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os colaboradores vão fazer ou dizer. Para ele a cultura organizacional é responsável em sinalizar sentidos e mecanismos de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos colaboradores. Assim explica que a relação entre o indivíduo e sua organização deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Para a autora Ana Cristina Limongi França, o comportamento organizacional é definido pelo estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente do trabalho, referindo-se as questões psicológicas, biológicas, sociais e organizacionais. Os comportamentos podem ser inconscientes, influenciando no comportamento organizacional como um todo. As questões culturais desde então podem afetar o desenvolvimento estrutural da organização. As atitudes inconscientes dos indivíduos podem causar uma desestruturação organizacional. Para ela a classe social, amigos, intuições, experiências e emoções influenciam no comportamento humano.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com