TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - MARKETING

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SUPERIOR EM MARKETING

Técnicas de Negociação

Comportamento Organizacional

Empreendedorismo

Ética e Relações humanas no Trabalho

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Gustavo Henrique Lima –  RA: 8790933129

João Victor Kenji Kawamura Kupper – RA: 5997442869

Marina Dias dos Santos – RA: 2589680531

Raiane Antunes Maciel Luz– RA: 2640743157

DESAFIO PROFISSIONAL:

Um case de Marketing Global: Nike Inc.

Tutor Eletrônico: Renata Cotrim

SOROCABA

2017

Introdução

Este é o desafio profissional proposto aos alunos do curso superior em Marketing trata se de o estudo e analise da Nike maior empresa de footwear e vestuário esportivo do planeta sendo presente em mais de 140 países e sua cultura organizacional baseado nas deseliminas realizada ao longo do semestre.

Abordando as Weltanschauung também conhecida apenas como “W’s” que em uma definição livre se dá a visão do mundo de um indivíduo, na companhia estuda é como é utilizada ao seu favor em uma negociação. Você também poderá conhecer melhor o Storytelling em português é se dá como “contar uma história” técnica usada por milhares de empresas de todo globo e muito presente na companhia estuda e em suas campanhas publicitarias e em todo o seu marketing global.

Ficara ainda mais nítido algumas características inovadoras da companhia em questão que as levaram a ser considerada a empresa mais inovadora do mundo e alguns produtos responsável por esse grande título.

Apesar de ser uma imensa empresa aceita no mundo todo a Nike tem um histórico não tão bom assim, através de o documentário “The Corporation” lançado em 2003 foi trazido à tona seu passado com explorações trabalhista e péssimas condições onde teve que passar por uma total mudança e um processo para limpar a sua imagem que foi essencial para a empresa se desenvolver e se tornar boa não só para o público e agora é que trajeto a Nike se importa mais com seus colaboradores e prioriza seu desenvolvimento e sempre os estimulando a pratica de esportes não só para o próprio bem mas também para que eles possam entender melhor o seu público e suas necessidades também se mostra uma empresa muito aberta a diversidade seja ela com seus colabores de diferentes estilos e também de diversas etnias, culturas representada presente em muitos países

A influência da visão de mundo nas negociações

 É importante identificar a ''w'' dos participantes nas negociações pois cada pessoa tem a sua própria visão de mundo, seus valores e experiências de vida.  É fundamental não só saber identificar como também saber lidar com as diferentes ''ws'' das partes envolvidas no processo de negociação.

O desenvolvimento desta capacidade pode ajudar o negociador a obter resultados mais afetivos, no que tange a satisfação dos interesses das partes, bem como encontrar alternativas criativas para soluções de conflitos, chegando mais rápido no ganha-ganha.

   No caso da empresa estudada, é muito importante identificar as diversas ''ws'', pois é uma empresa que trabalha diretamente com o público e estudar cada uma delas para que se tenha um leque vasto, para que assim atenda a todos os estilos e culturas.

   As ''ws'' podem afetar nas negociações e estratégias da empresa estuda, não só com as diversas personalidades e visões de cada um, mas também como a empresa se comporta diante do público.

  Em relação a comunicação é fundamental em um processo de negociação e para que haja um processo de comunicação, é necessário que exista a interpretação por parte do receptor da mensagem emitida pelo emissor, o que deverá gerar uma reação, uma resposta ao efeito da mensagem, essa deve ser a principal preocupação de um negociador, o emissor, durante o processo de negociação.

  Uma das estratégias adotadas na multinacional via varejo, mais conhecida como Casas Bahia, hoje para facilitar a identificação da ''w'' do negociador em um processo de negociação é feita por treinamentos internos para que os colaboradores saibam identificar o perfil, a necessidade, a expectativa, o potencial de compra e as futuras expectativas de cada cliente, fazendo com que simplifique a identificação de cada ''w''.

  Os autores Ghisi e Martinelli defendem (2012,p.68) que os negociadores devem ouvir com atenção e isto independente das intenções ou táticas que se está pensando em seguir.

Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional

O Storytelling em português é se dá como “contar uma história”, é muito introduzido na área de marketing pelo fato de ser uma estratégia boa para conseguir vendas, pois ela consiste em construir um relacionamento com o cliente transmitindo confiança, encantando o com o produto, e passar mensagem de como é sua empresa, de como é o produto, sempre causando boas impressões, auxiliando a organização de uma comunicação corporativa. E o principal feito com uso do storytelling, é impactar emoções a elementos técnicos por meio de uma história.

           Também usado em campanhas, ela vem acompanhada com a transmídia, um conceito de que há várias mídias para públicos diferentes visar agrada-los, com ideias alheias as outras, e usando esse conceito, permite uma melhor ampliação do alcance de sua história, já que é atribuída uma comunicação integrada, por meio de vários canais, e tendo isso em mente mantemos a conectividade e atingimos públicos diferentes, também o uso do storytelling faz com que sua técnica de narrar crie um elo de ligação entre as diferentes mídias, favorecendo a todos, e como principal foco seu público alvo.

      Além de campanhas, essa técnica é usada para liderança, para motivar os outros engajando o compromisso das equipes para atingimento das metas, moldando ou até mesmo e remodelando, e isso tudo através de uma boa história envolvendo a todos.

            O Storytelling é uma técnica de Marketing muito usada no mundo inteiro. Ela tem como estratégia motivar, mudar crenças, e transmitir imagem, até mesmo transmitir emoções nas pessoas, em que ajuda o público a lembrar de sua marca pela mensagem passada.  O uso do storytelling, pode fortalecer laços, fazendo com que a pessoa entenda e se inspire em uma história que está sendo contada, seja ligado a uma coisa que realmente aconteceu, algo que sirva de imagem de inspiração e que seja convincente, e que todos possam facilmente compreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com