TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: DESENHO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 10

Desenho organizacional

A função de organização no nível institucional trata empresa como um todo, isto é, como um sistema aberto integrado. Recebe o nome de desenho organizacional. A palavra desenho denota uma forma, um padrão, uma estrutura ou algo parecido que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos. O desenho organizacional trata da configuração da estrutura organizacional representa os órgãos e as unidades que compõem a empresa bem como suas relações de interdependência e de outro, o seu funcionamento envolve funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa. O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial é dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. Esses aspectos são divulgados nos organogramas, manuais de organização e descrições de cargos. Quando o desenho organizacional não esta adequado às necessidades da empresa e do contexto em que ela está inserida, são constantes as reorganizações e reestruturações no sentido de adequa-la às mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso organizacional. As empresas jovens e em desenvolvimento são particularmente hábeis em se reestruturarem com frequência o que é mais difícil e complicado para as grandes empresas dotadas de muitos níveis hierárquicos e vários departamentos e divisões. Em suma, o desenho organizacional – o retrato da estrutura da organização – define órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.

Requisitos para o Desenho Organizacional.

O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização ira funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Em outras palavras, procura atender a quatro requisitos.

1- Como estrutura básica: pela divisão do trabalho organizacional e pela alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione de maneira integrada e satisfatória.

a. Há forte tendência no sentido de que as funções organizacionais percam gradativamente sua importância como estrutura básica, enquanto o foco principal de desloca para a formatação de equipes e para os processos em direção as cliente. Isso significa que a organização funcional esta sendo paulatinamente substituída por uma organização baseada em equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais.

2- Como mecanismo de operação: para indicar aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho, etc

a. Consequentemente, com a introdução da reengenharia e de outros tipos de programas de mudanças organizacionais, as rotinas e os procedimentos estão gradativamente perdendo sua importância como mecanismo de operação em detrimento da focalização na missão organizacional e nas metas e nos resultados a serem alcançados.

3- Como mecanismo de decisão: estabelece o processo de tomada de decisões para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e das unidades que a compõem. Corresponde à distribuição do poder e à hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.

a. Contudo existe forte tendência à descentralização da autoridade no sentido de se deslocar o processo decisório para o ponto focal onde o trabalho e realizado. Com isso cada funcionário deixa de focalizar seu chefe e passa a focalizar o seu cliente interno, ou seja, o próximo funcionário na cadeia de atividades que forma o processo em direção ao cliente, no sentido de satisfazer suas necessidades e requisitos.

4- Como mecanismo de coordenação entre as partes: define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional. O mecanismo de coordenação é um meio de aglutinar e juntar as diversas partes da organização para obter integração e sinergia como um todo.

a. Todavia, atualmente existe forte tendência de descentralizar a coordenação organizacional e substituir os tradicionais mecanismos de integração por uma focalização no cliente interno, isto é, no sentido de fazer com que cada cargo ou pessoa dentro da organização seja visualizado como um elo de uma cadeia de valor. Na ponta final da cadeia, o cliente externo recebe o serviço cada vez melhor em direção a excelência.

Estrutura básica -------> Divisão do trabalho e diferenciação

Mecanismo de operação -------> Regras e regulamentos

Mecanismo de decisão -------> Hierarquia de autoridade

Mecanismo de coordenação -------> Integração

Conclusão: os quatros requisitos precisam ser simultaneamente atendidos. O importante é notar que as novas tendências estão mudando radicalmente o formato e o conteúdo do desenho organizacional. Mais do que isso, o desenho organizacional esta deixando de ser o esquema impositivo de amarração das pessoas e de padronização do seu comportamento para se tornar um esquema amigável de suporte e apoio para que as pessoas possam se relacionar melhor, processar informações, tomar decisões a respeito do seu trabalho. Mais do que isso, o desenho organizacional passou a ser uma plataforma que ajuda a organização a alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

Tipos tradicionais de organização.

Existem alguns tipos tradicionais de organizações que são:

Linear - Significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

Funcional - A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.

Staff – A organização Staff é um tipo misto e hibrido de organização.

Matricial - Evita escolher uma base de agrupamento sobre a outra privilegiando uma em detrimento a outra.

Redes – As redes ou teias podem ser definidas ou transitórias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com