TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL

Artigos Científicos: DIAGNOSTICO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Grande ABC - UniABC

Faculdade de Engenharia

Curso Engenharia Civil

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL DA BÃO DIMAES LTDA.

Santo André – 2013

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL DA BÃO DIMAES LTDA.

Professor: Marcos Fontes

Disciplina: Administração

Curso: Engenharia Civil

Santo André – 2013

ANEXOS

Auto diagnóstico

Gestão estratégica

Gestão mercadológica

Gestão de produção

RESUMO

Definido como uma avaliação do comportamento de uma organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento, o seu objetivo é possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenção consistente, é orientar o rumo das ações, apontar soluções para os problemas e assim encontrar e indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-las. O diagnóstico empresarial procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção do seu futuro, por a realizamos do diagnostico na Empresa Bão Dimais LTDA, levará um olhar mais critico na sua organização ao nivel de melhoramento empresarial.

INTRODUÇÃO

O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico, posições financeiras. Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno, com os dados anteriores da empresa, e externos, dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos. “As organizações são divididas em vários níveis, logo, para se obter um diagnóstico efetivo, a chave é saber o que examinar em cada nível e assim saber como um nível afeta outro. O diagnóstico organizacional tem a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim coordenar o rumo das ações, direcionarem soluções para os problemas encontrados e indicar as melhores formas e procedimentos para remedia-las. A questão de base é a sobrevivência organizacional a longo prazo. um bom diagnóstico deve verificar como anda a competitividade da organização, como está o portfólio de serviços ou produtos, a sua flexibilidade em relação às mudanças, a sua capacitação para construir as transformações necessárias, os recursos estratégicos, o processo de projetar e construir o futuro da organização, e a estrutura de poder e de liderança”

COMO FAZER? – Como qualquer diagnóstico inicia respondendo, de forma imparcial, a algumas perguntas; Que poderia ter feito a empresa? Que pode fazer a empresa? Que quer fazer a empresa? Que deverá fazer a empresa? Tenho realmente vontade de agir? Intervenções visando modificar certas atividades serão rentáveis no curto prazo? O clima da empresa admite tal intervenção? E quanto ao longo prazo, o que fazer? Com as respostas e frente aos levantamentos efetuados traçar metas, objetivos e prazos de execução.

POR QUE FAZER? - A finalidade principal é responder a questões colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade do mercado onde está inserida. O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Neste caso, as decisões poderão ser mais importantes, porque poderão melhorar os resultados de uma empresa lucrativa. Em resumo, quando tudo vai mal, não fazer nada é a pior solução. O diagnóstico é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e que define um roteiro geral ao processo de decisão. É um procedimento que possibilita ao empresário obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto do seu negócio. Não se adota aqui soluções já prontas, empacotadas ou milagrosas. Para apontar diretrizes, o diagnóstico prevê uma abordagem direta, profunda e eficaz, adequada ao objetivo a ser alcançado. Objetivo este que é levantar os pontos fortes e fracos da empresa em todos os seus aspectos. Os pontos fortes serão explorados ao máximo; os pontos fracos serão elencados com causas e sugestões de correção. A decisão de implementar ações deve ser cuidadosamente pesada. O diagnóstico, então, terá cumprido suas finalidades: identificar os problemas, determinar suas causas, avaliar os recursos humanos e suas qualificações e ajudá-lo a implantar as soluções encontradas.

OBJETIVO GERAL

Realizar o Diagnostico empresarial da Bão Dimaes Ltda.

OBJETIVO ESPECIFICO

Diagnosticar Pontos Fortes e Fracos da Bão Dimaes Ltda. Um ponto para melhorar especificamente.

HISTÓRICO DA EMPRESA

Mercado

É uma empresa de médio porte que hoje atinge boa parte dos Estados brasileiros. O perfil dos consumidores vai desde uma criança que degusta doces até um cormercio como bares e mercadinhos.

Estratégia Corporativa

A Empresa é constituida por dois sócios fundadores seguidos de três gerentes:

1. Gerente de qualidade: O profissional gerenciaaproximadamente 200 funcionarios, cuidando desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com