TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Empresarial

Casos: Diagnostico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, o grande desafio para os administradores não esta ligado somente ao ato de gerir e controlar de maneira eficiente o seu negocio, mas proporcionar rentabilidade expectativa de crescimento.

Foi feito um diagnostico na empresa Conect- Soluções Tecnológicas uma empresa do setor comercial localizada em Belo Horizonte. Este diagnostico foi aplicado na parte de marketing da empresa. Tendo em vista a necessidade em que encontra a empresa para a reestruturação das áreas administrativa e operacional e formular propostas de alternativas de soluções visando superar as atuais dificuldades.

Analisamos também as demonstrações financeira e econômica do Grupo Pão de Açúcar aplicando os conhecimentos adquiridos durante o semestre.

2 PARTE I

2.1 EMPRESA

Nome: Conect - Soluções Tecnológicas

Setor: Comercio varejista de máquinas, equipamentos e matérias de informática.

Porte: Pequeno

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

2.2 ENTREVISTA

2.2.1 Teoria Econômica

A Conect- Soluções Tecnológicas revisa com frequência seus preços. Sempre é feito orçamento para uma nova compra há simultaneamente consulta de preços de custo e preço consumidor ou quando o produto permanece no estoque por mais de 7 dias,esta consulta também é feita.

São analisadas pesquisas de preços em comparação com a inflação. As concorrentes assim como o mercado consumidor são vistos como ameaça, pois o bom desempenho destas e a possibilidade de menor preço tendem a chamar a atenção dos clientes.

Utiliza como política de descontos para clientes nas compras à vista 10% de desconto podendo variar de acordo com a compra. Clientes que pagar antes do vencimento do crediário recebem o desconto de 10% após o vencimento o cliente tem 7 dias para quitar a conta passando deste prazo aumento de juros.

2.2.2 Administração Financeira e Orçamentária

A empresa trabalha com previsões mensais, despesas e custos para facilitar na tomada de decisões. A Conect cada recepcionista é responsável por um caixa. Durante o dia são recolhidos os repasses para depósitos. Possui uma pessoa responsável pelo fechamento no dia posterior.

São feitos acompanhamentos diariamente com base nas provisões calculadas. A empresa elabora os orçamentos que servem na tomada de decisões, que são relatórios com base no cenário atual com todas as evoluções de faturamento e despesas.

Os relatórios são elaborados com todos os detalhes para as analises da empresa. O gerente financeiro é responsável por responder pelas políticas gerais e financeiras da empresa e os orçamentos são revisados mensalmente. O gerente tem acesso a elaboração do orçamento.

Os orçamentos dos meses anteriores servem como base de comparação para vê a evolução da empresa.

2.2.3 Mercado Financeiro e de Capitais

A empresa pesquisada não possui recursos para aplicações financeiras ela apenas emite novos negócios sem o planejamento adequado.

Utiliza tais produtos bancários que são o cheque especial, empréstimos bancários.

Em economia o mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda de valores mobiliários (por exemplo, ações e obrigações), mercadorias, câmbio e outros bens. O entrevistado se mostra atento a este mercado, para conseguir trabalhar com o capital da melhor forma possível, principalmente à medida que os negócios enfrentam uma concorrência casa vez maior.

2.2.4 Matemática Financeira

A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. A empresa estudada nos informou que possui uma divida referente a um empréstimo que existe entrada o primeiro pagamento ocorreu no ato do contrato sendo assim uma prestação antecipada. A empresa não quis divulgar valores.

2.2.5 Direito Tributário

A escolha da empresa do regime tributário e seu enquadramento é que irão definir a incidência e a base de cálculo dos impostos federais. O simples nacional implica o recolhimento mensal mediante documento único de arrecadação unindo tributos sendo eles federais, estaduais e municipais.

Dentre o simples nacional (DAS) tem o ICMS, ISS.

A empresa realiza a elisão fiscal, pois todo contribuinte tem direito de estruturar o seu negocio da melhor forma procurando diminuição de custos. Este planejamento tributário tem as finalidades:

• Evitar incidência do fato gerador do tributo;

• Reduzir o montante do tributo ou reduzir a base de calculo do tributo;

• Retardar o pagamento do tributo adiantando o seu pagamento sem ocorrência de multa.

A Conect ainda não sofreu nenhum tipo de fiscalização tributaria e não responde nenhum processo de execução fiscal, pois mantém a sua escrituração regular.

2.3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

Os principais problemas identificados na empresa Conect foram:

• Inadimplência descontrolada: a empresa vende e alguém não acompanha diariamente quem pagou e quem não pagou.

• A empresa não tem um controle adequado de compras de mercadorias, pois não existe uma comunicação adequada entre o setor de compras e o financeiro. Acompanhamento na gestão de estoques em geral.

• A rotatividade de funcionários na empresa devido ao grande desenvolvimento da região, os funcionários buscam novas oportunidades no mercado.

• Falta de capital de giro da empresa. Como é uma empresa que esta em fase de crescimento, seu capital de giro é muito pequeno em relação às exigências no mercado.

2.4 PLANO DE AÇÃO

Para a resolução dos problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com