TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I

Por:   •  28/5/2019  •  Ensaio  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I

 

BOLINHO ACAUÃ

Alunos: Andreza Rafaela

Paula Ana

Thiago

Gabriel Medeiros

Rick

           Professor: Cleysson Dias.                                   

Caruaru, 2019

  1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO

        O bolinho Acauã como é chamado o nosso produto é um bolo com formato de um bolo de browne, no entanto, com dimensões maiores. Nosso produto tem  como finalidade remeter  a tradição, trazendo inovação ao mercado. A  nossa proposta para o ramo alimentício, é fabricar um produto com  sabor tradicional do Nordeste. A massa do nosso produto é feita com milho, se assemelhando a massa da Pamonha, comida típica junina do nordeste brasileiro. O nosso bolinho Acauã e disponibilizado tanto com recheado  como sem recheio, os recheios trazem também a proposta da  culinária típica do Nordeste. O mesmo é embalado em uma embalagem transparente, viabilizando a aparência do  produto ao nosso cliente, além disso, em sua embalagem contém a logo do nosso produto, também utilizamos  material sustentável para a decoração do mesmo. Nosso intuito é ser referência no mercado que atuamos, estimulando a criatividade em nosso ramo, inovando e representando a cultura nordestina.

  1. Missão e Visão

Missão: Garantimos produtos de qualidade, e com valor acessível proporcionado facilidade e satisfação aos nossos clientes e sociedade.

Visão: Transformar nossa empresa em referência no ramo de produtos alimentícios no Norte e Nordeste, com sucesso.  

Valores: Alcançar de forma ética e respeitosa nossos objetivos através da fabricação dos produtos com qualidade, mantendo relações sadias e respeitosas com os nossos colaboradores e clientes.

.

  1. Análise dos Ambientes de Marketing

Macro Ambiente

  1. Ambiente demográfico

 A população na qual nosso mercado está inserido é composto por 35 pessoas do curso de administração, no qual (52,9%) da população tem entre 22 à 27 anos de idade, por ser um público jovem as tendências de inovação é cada vez mais necessárias, visto que suas necessidades e desejos são altamente mutáveis.

1.2.2 Ambiente Econômico

 Por se tratar de estudantes nosso público acaba entrando em um grupo restrito nos quais são muitos sensíveis a preço.

  1. Ambiente Sociocultural

     As crenças e valores transmitidas por geração a geração da cultura do consumo de comidas de milho nas famílias nordestinas tem um fator predominantemente no aumento na economia local. Nossa empresa busca aperfeiçoar a cultura nordestina, na qual as comidas típicas de milho são consideradas por uma crescentes em períodos sazonais.

  1. Ambiente Natural

 Sempre preocupado com a redução de poluição no meio ambiente nossa empresa visa meios para uma possível redução de danos naturais, dos quais nossos fornecedores são pequenos agricultores rurais que não utilizam nenhum tipo de agrotóxico, sendo assim enxergamos como um grande diferencial do nosso produto.

  1. Ambiente Tecnológico

 Visto que nossos produtos terão que acompanhar os avanços tecnológicos, utilizaremos de diversos meios tecnológicos para se chegar até nosso publico alvo, no qual teremos um contato mais direcionado e específicos das necessidades de nossos clientes.

  1. Ambiente Político-legal

Micro Ambiente

  1. Fornecedores:

 Conforme já mencionados nossos agricultores rurais nos proporcionam uma sistemática de serviços na qual nos reabastecem 2 vezes por mês para garantir a qualidade e satisfação dos nossos clientes.

 Uma ótima forma de ajuste de pagamento com os fornecedores foi através de uma combinação de acordo parcial no qual a gente recebe a matéria prima e paga após um período de trinta dias.

  1. Público

        Visto que nosso público é bem específico é relevante a necessidade de entendimento maior de suas necessidades e desejos expostos ao nosso produto faz com que tenhamos um grau de alavancagem maior dos nossos produtos sendo assim, um aumento relevante na receita da nossa organização.

  1. Clientes

 Através de nossos questionários apresentados aos nossos clientes podemos identificar suas prioridades na qual (77,1%) dos nossos entrevistados preferem comida quente, e outros (22,9%) preferem frias, seus estabelecimentos para o consumo no nosso mercado abrangente, ou seja essa aproximação ao nosso clientes faz com que tenhamos um maior direcionamento no nosso produto.

  1. Concorrentes

 Diante nosso nicho de mercado, nossos concorrentes diretos é as cantinas e barracas dentro do campus, sendo assim nosso diferencial é o nosso público bem estruturado e pré-definidos, sendo assim uma mensuração maior de suas necessidades. Nossos concorrentes indiretos são os pequenos empreendedores em períodos sazonais, sendo assim nosso produto tem um enorme diferencial dos demais pela proximidade do público alvo.

  1. Intermediários

 Contamos com nosso apoio de marketing em rede de divulgações nas nossas plataformas digitais a fim de aproximar cada vez mais do nosso público alvo.

        

  1. Análise da Concorrência

Na análise da concorrência observamos que os nossos concorrentes diretos são as cantinas e barracas de lanches localizadas no campus da UFPE- CAA, por vender produtos com propostas parecidas e sabores semelhantes, exclusivamente para esse período junino, porém eles não possuem estratégia de Marketing para a divulgação dos produtos. Os concorrentes indiretos são os alunos que vendem comidas típicas e não típicas informalmente.

1.3 Definição do Problema

        O Mercado alimentício de comidas típicas, que tem como principal matéria prima o milho, possuem poucas inovações, com base nessa situação, percebeu-se a importância de inovar o mercado com um novo produto. Utilizamos como principal ferramenta a realização de um plano de pesquisa em  marketing para responder as seguintes questões: a) Como trazer um produto novo ao mercado alimentício, que representasse a tradição cultural das comidas típicas do Nordeste? b) Entender a percepção do nosso público, sobre comidas típicas do Nordeste, percebendo se esses produtos possuem uma aceitação significativa para o consumidor. c) Estabelecer se o  nosso consumidor irá consumir o nosso produto, durante e após as festividades juninas do nordeste,   compreendendo hábitos e preferências de nosso público-alvo. d) Quais são os melhores canais para   definição  dos pontos de vendas do produto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (587.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com