TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA DE MARKETING ESTRATÉGICO

Por:   •  20/5/2021  •  Resenha  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

TESLA MOTORS

TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA DE MARKETING ESTRATÉGICO

Trabalho finalda disciplina Marketing Estratégico ministrada pelo professor Marcelo Tete do Curso de Administração da Universidade Federal de   Goiás sendorequisito parcial de avaliação da disciplina.

DERÚZILLA ARAÚJO

DIOGO FELICIANO

IVIANE CANÊDO JARDIM

MARIA DE JESUS F. DE O. ABREU

NAIANE CRISTINE DA SILVA MENDONÇA

RAFAEL SANTOS

SUELLEM MACIEL

GOIÂNIA/GO

NOVEMBRO/2017

ANÁLISE

Os veículos elétricos começaram a ser utilizados no século dezenove, no entanto, tinham um custo muito alto e seu desempenho deixava a desejar, pois tinha baixa velocidade se comparado com os veículos de combustão interna. No século vinte a infraestrutura das estradas melhorou o que exigia dos veículos maior alcance (andar mais sem precisar abastecer/recarregar), e proporcionava viajar mais rápido, com as descobertas do petróleo a gasolina se tornou mais acessível fazendo com que viagens a longas distâncias fossem mais viáveis com carros movidos a gasolina, também existia muita dificuldade com a energia e pontos de recarga, embora os carros elétricos tivessem vantagens, como menos ruído, ausência de cheiro de gasolinahouve a queda dos carros elétricos.

 Ao longo do tempo várias foram as tentativas de melhoria,foram feitos inúmeros testes por vários inventores, engenheiros em muitos países, muitos modelos foram colocados no mercado, mas nenhum se sobressaiu sempre estavam restritos a velocidade e o alto custo, e o interesse em carros elétricos diminuiu.

Devido à preocupação com o meio ambiente e aos avanços da tecnologia no século vinte, o interesse em carros elétricos voltou a crescer, junto com as vendas desses modelos. Em 2004 a Tesla Motors começou a produção de carros elétricos utilizando se da bateria de íon de lítio trazendo inovação com carros que atingem maior alcance e velocidade. Em 2008-2012 a empresa lançou um modelo que chega até 240 km/hr, a Tesla também está tentando inovar visando lançar seu primeiro modelo para o mercado em massa.

A tesla possui uma estratégia agressiva e ousada tendo política de não quebrar vendas por mercado e está em primeiro lugar no número de vendas de carros elétricos e domina o mercado, no entanto o lançamento do Modelo 3 que visa o mercado em massa pode aumentar bastante os riscos de crédito fazendo com que a empresa possa quebrar se caso der errado, assumindo um grande risco ao investir em um único produto, questões como a demanda destes produtos nos EUA, e a concorrência da General Motors e outros jogadores no mercado, como a Apple são pontos de preocupações.

A companhia Tesla se baseia nos produtos EV, trazendo um design diferenciado oferecendo informações tais como estações para recarga.

Pode-se perceber, pela análise S.W.O.T. da Tesla, que a empresa possui um diferencial nas suas forces pelo fato de possuir uma marca forte, com processos inovadores e controle eficiente na produção de seus veículos, contribuindo para a promoção de carros que não agridam intensamente o meio-ambiente com emissão de gases poluentes. Entretanto, vendo as suas fraquezas, constata-se que a empresa possui um mercado limitado e os seus produtos chegam ao cliente com um alto preço, o que nesse primeiro dificulta com que a empresa consiga galgar um maior público-alvo. As oportunidades da empresa mostram que ela possui a estratégia de levar o seu mercado mundo afora, através da diversificação dos seus produtos, a fim de reduzir riscos que podem levar a empresa ao fim. Analisando as ameaças, a Tesla, está inserida em uma agressiva concorrência, tendo em vista que há outras montadoras que já são bem conceituadas e de destaque no mercado, e também possui o entrave de não contar com as concessionárias próprias para vender para os clientes, o que gera um grande problema, tendo em vista que alguns estados possui leis que exigem que o contato da empresa com o cliente deve ser feito através das concessionárias.

A estratégia genérica da Tesla (modelo da Porter) permite que a empresa mantenha vantagem competitiva e atraia os admiradores precoce no mercado automotivo global. As estratégias intensivas correspondentes apoiam o crescimento organizacional com base no aumento das receitas de vendas dos mercados atuais onde a Tesla Motors, Inc. opera.

Seguindo a estratégia competitiva genérica de ampla diferenciação, a Tesla cria vantagem competitiva com base no desenvolvimento de produtos que diferenciam a empresa de outras empresas da indústria. Por exemplo, os produtos da Tesla são competitivos porque integram tecnologias avançadas para o meio ambiente, considerando que a grande maioria dos automóveis hoje usa motores de combustão interna. Ao usar essa estratégia genérica, a empresa atrai todos os potenciais clientes, que agora estão cada vez mais interessados ​​em produtos ecológicos.

A  mudança de estratégia competitiva para ampla diferenciação resultou na queda dos custos de produção e no aumento da produtividade, alcançado de maneira ampla os clientes deste mercado.
        A empresa, no início das suas operações, estava focada em fazer veículos para as classes mais elevadas oferecendo modelos altamente luxuosos e com grande tecnologia, porém ao passar dos anos, ela viu que era possível adentrar dentro dos outros mercados com veículos de alta tecnologia porém com menor custo de produção, resultando no veículo “Model 3” que possui um preço final atrativo (valor de U$ 50.000,00 menor que o Model S).

           O maior desafio de um profissional de marketing é escolher o público alvo, ou seja, quem eles querem consumindo o seu produto, entender suas necessidades e construir um produto para atrair todos os membros desse grupo escolhido. Isso é segmentação de mercado.

           Em 2007 a Tesla apresentou o Roadster de US $ 109.000, em 2012 o modelo S de US $ 85.000 e em abril 2016 o Modelo 3 de US $ 35.000. No começo seus clientes eram consumidores seletos. Com o último lançamento adicionou a sua base de consumidores um novo público alvo com um veículo mais acessível. Implementou outras estratégias, como fidelidade a marca com reserva de modelo mais recente, depósito reembolsável, e após 3 anos devolução de até 50% do preço inicial do carro e ainda a colocação de carregador EV doméstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com