TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De "Comportamento Organizacional"

Trabalho Escolar: Definição De "Comportamento Organizacional". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

As novas tecnologias trazem impacto tanto nas organizações, quanto nas pessoas. Para entendermos melhor essas mudanças, existe uma área da Administração chamada de Comportamento Organizacional – CO, que busca avaliar esses impactos. O Conceito de CO consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando as ações e as atividades dos indivíduos, buscando o alcance da produtividade e a redução do absenteísmo e da rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional consiste em promover ações individuais ou em grupos, visando o fomento produtivo, propondo identificar causas e/ou razões que contemplem as características individuais dentro da administração moderna, que engloba ação estratégica nas gestões que visam o melhor comportamento humano na delegação de poder.

O Comportamento Organizacional englobam ações, comprometimento, interação, anseios e objetivos dos diferentes indivíduos formadores de um grupo, objetivando resultados eficazes que beneficiem a todo o grupo.

O estudo do Comportamento Organizacional, então, foca nas ações e atitudes dos indivíduos, provocando mudanças inovadoras, aproveitando o capital humano e gerando um processo de conversão do conhecimento.

Em se falando de Comportamento Organizacional, Geraldo Caravantes, diz que é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.

Então, estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos deve ser uma preocupação de toda empresa, assim como o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos, os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.

Caravantes mostra ainda que essa definição deve ser melhor compreendida quando a Organização formal, ainda que importante, ela é apenas uma de suas preocupações, devendo incluir a forma de estudar seus membros, equipes e o local de trabalho. Se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção as chamadas ciências do comportamento, tais como a psicologia, a sociologia, a antropologia e a ciência política.

Stephen P. Robbins, por sua vez, ao falar sobre Comportamento Organizacional, diz que é quando o grupo, conscientemente coordenada, abriga duas ou mais pessoas, funcionando de maneira relativamente contínua que procura atingir um objetivo comum.

Para Robins, Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.

Na prática, tanto Robbins e Geraldo elaboram as mesmas definições, e os estudos de ambos são fundamentados nos campos da psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com