TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Gestão Do Conhecimento

Ensaios: Definição De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Definição de Gestão do Conhecimento 1

Como Favorecer a criação de conhecimento na empresa? 2

Teoria do Conhecimento (SECI) ................................................................................................3

Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia 4

Definição de Cluster 6

Empresas Inovadora 8

Autoanálise da Eficiência dos Integrantes da Equipe ..............................................................10

Definição de Gestão do Conhecimento

Gestão de conhecimentos é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando- os amplamente através da organização e incorporando os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas (TAKEUCHI E NONAKA).

Gestão de conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, como objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis ao tempo.

Gestão de conhecimento é o conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, comprar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nela trabalham de maneira que estes sejam encaminhados para melhor consecução dos objetivos.

A gestão de conhecimento exige o investimento continuo e requer visão de longo prazo uma vez que os resultados não ocorrem em pouco tempo, representa expressões coletivas, que somam no capital intelectual, abrange toda a rede de relações e todo o pessoal de forma sistemática com iniciativas sensacionais e sinergéticas, mesmo sugeridas por diferentes setores, processo contínuo e interminável do ciclo, sistema integrado que visa desenvolver mais, com objetivos de ampliar o capital intelectual da organização a sabedoria das pessoas.

O conhecimento pode ser tácito ou explicito. Tácito- são as ideias que estão dentro das pessoas. Explicito- é processado em palavras números e sons, podemos identificar visualmente.

Gestão de conhecimento é possível identificar não apenas intuitiva, mas consciente de técnicas e procedimentos em organizações, processos e produtos. Alguns exemplos são: sistemas de computadores para trabalho em grupo, gestão de competência gestão empresarial integrada, tecnologia, informatização.

1

Como Favorecer a criação de conhecimento na empresa?

Muitas empresas ainda não possuem uma visão de modelo evolucionista, esse modelo é o que chamamos de conhecimento não compartilhado.

São experiências que certa forma enriquece as empresas que se propusessem a ouvir seus colaboradores na busca de melhorias internas. Muitos departamentos vivem no mundo isolado ou cometem entre si as informações que agregariam valor a um todo. Na maioria das situações, não dão a importância necessária à visão geral do negocio, focam na redução de custos ou resolver problemas localizados e esquece cada departamento esta interligado um ao outro, e assim mantém o corpo da empresa saudável.

As empresas devem se adequar ao novo conhecimento, mesmo que continuem com o método da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro da empresa. É a capacidade de a empresa captar, gerar, traduzir, transformar, armazenar, implantar e gerenciar informações, tanto interna como externamente, transformando o conhecimento acessível aos interessados.

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma saída seria fazer com que os funcionários mais velhos de casa, começassem a treinar os mais novos em diversos departamentos da organização, isso deveria ser feito antes do colaborador deixar a empresa.

2

Teoria dos Conhecimentos (SECI)

S - socialização

E - externalização

C - combinação

I - internalização

Isso ocorre diante a integração continua e dinâmica entre o conhecimento tácito (informal incorporado em valores e crenças) e o conhecimento explicito (formal e confiável). O processo de criação de um conhecimento é denominado SECI, afirma que o conhecimento é criado mediante a contradição de recursos internos e o ambiente. Uma vez que, não foca apenas internamente como no caso de uma visão baseada em recursos, mas foca também o ambiente externo em que a organização opera.

Socialização- (individuo para individuo)- compartilha e cria conhecimento tácito através de experiências diretas.

Externalização- (individuo para grupo)- articula conhecimento tácito através do dialogo e reflexão.

Combinação- (grupo para organização)- sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação.

Internalização-(organização para o individuo)- aprende e adquire conhecimento tácito na pratica.

3

Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia

Utilizar a Gestão do Conhecimento traz diversos benefícios para a organização.

Quando uma empresa passa a investir mais no seu capital intelectual, seus membros, ela diminui os gastos com produtos, tendo assim um maior custo-benefício.

Assim seus membros são ouvidos e dividem suas opiniões, se sentindo valorizados, consequentemente, trabalham com mais dedicação fazendo o trabalho fluir com maior eficiência e qualidade.

Uma das formas de colocar em prática é reunindo os membros da equipe e compartilhar seus conhecimentos tácitos, crenças e valores, para assim partir para o conhecimento explícito.

Uma parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com