TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Comportamento Organizacional

Tese: Definição de Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Tese  •  3.972 Palavras (16 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁPOLIS-GO

ABRIL 2013

1-INTRODUÇAO

Nesse trabalho vamos definir o que é o comportamento organizacional, que é muito usado nas empresas e necessário para que as empresas alcancem mais sucesso na sua gestão e no trabalho na empresa,o comportamento humano é muito complexo,pois cada pessoa tem uma forma de agir e de trabalhar o estudo do comportamento é muito importante para que as empresas tenham um comportamento organizacional,com isso o problema e conflitos das empresas podem ser resolvidos com maior facilidade e organização.Em relação aos conceitos de eficiencia e eficácia,pode se dizer,que eficiêcia significa a utilização adeguada dos recursos empesariais, estando ligadas. aos meios(métodos,normas,procedimentos,programas)e ela consiste em fazer todos os procedimentos,métodos e normas corretamente,conforme padrao.

A eficiência e a eficácia nem sempre caminham juntas,mas uma empresa pode não ser eficiente e pode alcançar a eficácia,mas o ideal é que a empresa seja eficiente e eficaz ao mesmo tempo, pois são aspectos fundamentais para o sucesso da mesma.

As empresas bem sucedidas são aquelas que alcançam níveis excelentes de eficiência e eficácia.

Abordaremos também,o conceito de inovação nas organizações empresariais,através de uma pesquisa que foi realizada com 20 pessoas.Também sera apresentada uma comparação entre sistemas abertos e fechados e serão abordados temas relacionados à liderança,comunicação,percepção e trabalho em equipe.

2-DESENVOLVIMENTO

-(ETAPA 1-1)- Definição de Comportamento Organizacional(CO).

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer reverencias comportamentais entre colaboradores organização, pra que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.

Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano dentro das organizações, em consideração suas diferenças pessoais,descobrindo a habilidade de cada indivíduo,no intuito de fortalecer suas equipes de trabalho.

O comportamento organizacional estuda as ações de cada ser humano individualmente e dentro de seus grupos na empresa. O intuito desses estudos é analisar como cada indivíduo pode contribuir para uma maior produtividade e gualidade no ambiente de trabalho.

http://www.administradores.com.br/producao-academica/definicao-de-comportamento-organizacional/5310/ acessado em 09 de abril de 2013.

http://gestaopessoas042010.blogspot.com.br/ acesso em 17 de abril de 2013

1.2- Comparação entre Definições de Comportamento Organizacional

1° Definição:

ROBBINS(1999: 6):“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.

2° Definição:

Segundo (Chiavenato,2. ed. Campus, 2005 ) o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização.

Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

1.3- Comparação entre sistemas abertos e fechados de (CO).

Sistemas abertos:

Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.

Neste caso, o conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e influenciar os outros sistemas externos a ele.

Sistemas fechados:

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.

Tabela 1: Comparação entre sistemas abertos e fechados

*sistema fechado: *sistema aberto:

Isolado Plenamente integrado com o mundo

Estátistico,sem mudanças Dinâmico,permite mudanças

Independente Dependente

Ações de negócios transparentes Ações não transparentes

não permite influência do meio ambiente Permite troca como o meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com