TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Comportamento Organizacional

Projeto de pesquisa: Definição de Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Educacional - Uniderp

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional (CO)

Professor de Ensino a Distancia –

Participantes

Abel

Hebert

Luinny Freitas R.A – 406370

Nubia Dantas R.A-

Sabrina Fernandes R.A -

Luziânia, 16 de Abril de 2013

INTRODUÇÃO

Neste projeto abordaremos a importância do comportamento organizacional para o controle do comportamento humano dentro das organizações, e seus conceitos, o impacto da inovação como diferencial no desenvolvimento empresarial, os sistemas e suas relevâncias, e a comunicação em si.

CAPÍTULO 1

Definição de Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores; o comportamento organizacional também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores — grupos e organizações — pôr si.

O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia integracionista; e o comportamento macro organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

Hoje em dia o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias

O comportamento de Liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc., deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades.

Tannenbaum, Weschler e Massarik definiriam: "Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo de comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos". A Liderança é encarada como um fenômeno social, pois ocorre exclusivamente em grupos sociais, ou seja, envolve relações pessoais e estruturas sociais.

Um líder inato pode ser facilmente reconhecido perante o grupo, pois sua capacidade de coordenar, direcionar, conduzir o grupo a atingir seus objetivos fica evidente e o torna uma espécie de guia representativo do grupo.

Na opinião de Ivancevich (PLT 2011 – Comunicação e Comportamento Organizacional) o “Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”. Para o autor, o comportamento tem que ter estrutura, estudo profundo da personalidade do funcionário, pois sem uma base as organizações por mais sólidas que sejam podem se desfazer caso haja desentendimento de um ou mais integrante do grupo.

Agora, na opinião de Robbins, (ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo Prentice Hall, 2002) comportamento organizacional “É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. O estudo de comportamento é mostrado de forma objetiva de que o sucesso da organização depende do administrador manter o funcionário ativo na empresa, buscando bons resultados e destacando o mesmo, e este irá buscar melhorar o desempenho na organização.

Os dois autores, afirmam que Comportamento Organizacional melhora o andamento da empresa e que o relacionamento entre os funcionários tem que ser o melhor possível, senão nada funciona. Porém Robbins afirma que num ambientes onde todos encontrem qualidade e apoio, o desempenho na organização flui e a convivência com as pessoas acaba se tornando agradável e isso gera qualidade no trabalho e bons relacionamentos interpessoais. Já Ivancevich enfatiza que organização de modo formal influencia, mas o contexto (estudo do indivíduo e do grupo) faz com que a relação empresa-funcionário seja eficaz, eficiente e efetiva.

Sistemas Abertos e Fechados:

O sistema aberto è perfeitamente aplicável a uma organização empresarial, sendo vista como uma criação humana e mantém uma dinâmica interação com o seu ambiente (clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, governos, etc.). Um sistema aberto precisa garantir a absorção dos seus produtos pelo ambiente; sistema precisa de constante e apurada informação do ambiente, ou seja, retroação. O sistema fechado è responsável pela insensibilidade da Administração às diferenças entre ambientes organizacionais e pela desatenção à dependência entre a organização e o seu ambiente (a lógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com