TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Planejamento

Trabalho Universitário: Definições De Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 – DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

A vida do ser humano exige planejamentos o tempo todo, e um dos papeis imprescindíveis de um administrador bem sucedido é planejar. Mas o planejamento requer do administrador algumas características, como mente aberta, flexibilidade de ideais e busca pela inovação tecnológica, aliás, para a maioria dos estudiosos sobre administração, foi justamente com a vida moderna e o crescimento da tecnologia que surgiram à necessidade dessa constante mutação também sobre os conceitos e práticas administrativas.

Segundo o escritor Paulo Barreto dos Santos, de O Desafio do Administrador do Futuro, o administrador de hoje é jovem e muito ambicioso, admira a concorrência no mercado e se sente desafiado pelas problemáticas atuais, não confia no governo, mas se sente otimista quanto a economia e se prepara sempre, freqüenta palestras, cursos, faz viagens, vive uma constante busca pelo conhecimento e para o escritor Roberto Shinyashiki, o verdadeiro empreendedor é aquele não espera pelo o amanhã, para ele o amanhã já está acontecendo hoje, e vive da observação do meio em que esta inserido para inovações das suas ideais e conseqüentemente criações de metas que antes nem se imaginavam.

O que todos concordam é que o mercado de trabalho é imprevisível, a economia mundial vive em constate mudanças, as mentes de nossos governantes ainda estão voltadas para ideais antigos, e cabe ao administrador adquirir conhecimento técnico e até mesmo empírico, com atualizações constantes desse conhecimento para poder criar situações e organizações de sucesso nesse mar de incertezas.

O que é planejamento?

Planejamento é uma função administrativa que engloba normas e procedimentos visando alcançar objetivos estabelecidos, em curto, médio ou longo prazo. Toda empresa para existir e se manter precisa dessa função, é nessa etapa que tudo começa e a organização é desenvolvida, aqui se leva em consideração as idéias e se criam meios para que essas idéias comecem a existir no plano físico. Um grande exemplo é quando um empresário resolve abrir uma empresa, ele primeiro precisa saber o que deseja produzir, quais recursos financeiros, humanos e materiais precisará, que tipo de matéria prima utilizará, para qual mercado de trabalho esse produto está direcionado, e tendo em mente essas idéias começar a traçar estratégias para a implementação e desenvolvimento da empresa.

Planejamento e suas divisões

Quais os tipos de planejamento?

Quanto à tipologia o planejamento é divido em três:

Planejamento Estratégico- Envolve a organização como um todo, é decido nos níveis superiores da empresa, a sua visão é em longo prazo, isso porque trabalha com objetivos futuros, analisando de forma quase intuitiva riscos e mutações do mercado de trabalho, buscando estratégias que possam superar eventuais problemas e traçando metas para serem alcançadas. È nesse tipo de planejamento que a empresa se baseia para o desenvolvimento, analisando o seu ambiente interno como recursos financeiros, capitais humanos, capacidade de produzir e quais metas planejam alcançar. Nessa fase também se analisa o ambiente externo, como mercado de trabalho, onde através de pesquisas internas e externas se avaliam riscos e se identifica a melhor direção a seguir. Esse tipo de plano é tão amplo que envolve não somente o desenvolvimento da empresa, mas também o ambiente geográfico que esta inserida e os possíveis danos ambientais.

Planejamento Tático – Esse planejamento é decido nos níveis intermediários da organização, com soluções e procedimentos em médio prazo, visa colocar em prática os objetivos do planejamento estratégico, porém seu processo é contínuo e direcionado para os níveis departamentais de cada organização. O gerente ou líder de cada departamento desenvolvem planos estratégicos a serem seguidos geralmente com prazos de um ano, como por exemplo, os planos decididos para o departamento financeiro envolvendo fluxo de caixa, gestão de gastos, entradas e saída, lucros, entre outros. È nesse plano que entra as decisões importantes algumas programadas e outras não programadas. Focado na eficácia dos resultados e na otimização dos objetivos. Para sintetizar é nesse nível que os departamentos se esforçam e comum acordo para conduzir a empresa aos objetivos pré- estabelecidos pela diretoria ou acionistas.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »