TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gravadora

Casos: Desafio Profissional Gravadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

PASSO 01 – Mapeando os perfis dos oponentes da negociação.

O bairro de classe média tem como característica um público conservador e questionador – características de um perfil analítico. Por serem em sua maioria pessoas de terceira idade, prezam pela tradição e tranquilidade.

A Associação de moradores do bairro está representada por seu líder, Sr. Carlos Henrique, administrador de empresas.

Com base em uma coleta de informações com os demais moradores do bairro, Sr. Carlos Henrique alega que a instalação de uma gravadora de músicas trará prejuízo à segurança e sossego dos moradores devido o aumento do movimento de pessoas, carros e imprensa. Os moradores alegam não necessitarem de progressos estruturais e culturais propostos pelo empreendimento.

A gravadora, por sua vez, está representada pelo Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, experiente em negociação de conflitos. Tem como objetivo a liberação do empreendimento para que a Gravadora possa, finalmente, se instalar no bairro alegando que esta trará melhorias importantes ao bairro. Sua busca é por uma negociação onde ambas as partes sejam beneficiadas.

A escolha do bairro ocorreu com base em pesquisas realizadas pela empresa onde foram levados em consideração custo, logística e ambientação ideal para uma nova sede da empresa.

PASSO 02 - Mapeando as habilidades essenciais dos negociadores.

Segundo o modelo tipológico proposto por Carl Gustav Jung, um dos maiores estudiosos do comportamento humano, podemos concluir que a gravadora tem um perfil/estilo que pode ser classificado como Amigável, pois tem como característica a busca por manter o relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do desfecho da negociação. A preocupação em transparecer que ambas as partes se beneficiarão com o que é proposto também é uma característica deste perfil. Tais características são favoráveis em situações em que, como essa, requerem entusiasmo e diplomacia na dissolução de conflitos e irritações. Sendo assim, a empresa confia nas habilidades técnicas de seu negociador bem como em sua percepção e poder de persuasão nas negociações por ele intermediadas. Há a preocupação em transparecer os benefícios, direitos e deveres de ambas as partes neste processo ao buscar interpretar a visão de mundo e as percepções da outra parte sobre a situação.

Já a Associação de Moradores pode ser classificada como Restritiva pois agem tão somente fixados em benefício próprio. Não avaliam o bem comum ao ignorarem o fato de que a pequena cidade do interior terá em seu curriculum uma empresa que trará credibilidade e visibilidade a cultura local. Não são cooperativos e a expectativa é que os demais ajam em seu próprio interesse.

PASSO 03 – Análise e Planejamento

Ao buscar se instalar em um bairro de classe média de perfil conservador, com uma população em sua maioria composta por pessoas de terceira idade, numa cidade do interior do estado de São Paulo, a gravadora desperta fatores importantes que devem ser analizados. Haverá um impacto ambiental e social não só na vida dos moradores do bairro mas também na vida dos pretensos novos moradores – os funcionários transferidos da empresa. Estamos diante de uma negociação onde há o envolvimento de interesses pessoais, profissionais e financeiros. Por parte da organização e por parte dos moradores costumazes.

O objetivo da Gravadora é concluir a instalação de uma unidade no bairro. Esta aurorização já havia sido concedida anteriormente mas precisou ser reanalizada pois a associação de moradores do bairro solicitou inclusive o embargo da obra alegando que esta trará apenas e tão somente a perturbação da ordem pública que tanto prezam.

A empresa, por intermédio do Sr. Jorge Andrade tentará convencer a associação de Moradores dos benefícios que as atividades da empresa propiciarão à região. A empresa se dispõe a financiar ações de melhorias no transito e segurança como por exemplo uma possível obra de retorno junto à rodovia que cerca o bairro. Também foi oferecida aos moradores uma visita para conhecer um estúdio da empresa onde poderão constatar a tecnologia utilizada por esta no que se refere ao controle de saída de som uma vez que o barulho é um ponto chave entre os argumentos da Associação. A empresa também se dispõe a ouvir as reivindicações daquela população para que, juntos, encontrem soluções para mitigar o impacto na vida e nos costumes daqueles moradores.

A empresa seguirá sua linha de raciocínio, sua visão ao buscar a negociação do tipo “ganha-ganha” ao concluir após suas pesquisas que, ao se instalar naquela região terão um ganho significativo no que se refere a logística, custo e ambientação ideal mas que também poderá propiciar ao local um crescimento cultural significativo bem como melhorias estruturais referentes ao trânsito, segurança e iluminação, por exemplo

PASSO 04 – Variáveis

A Gravadora preza por um clima organizacional onde os funcionários sejam parte do processo. Tem como objetivo uma política de satisfação e motivação em detrimento aos resultados. Assim, a opinião dos colaboradores é significativamente relevante em diversos assuntos, em diversas decisões.

Com este perfil, a empresa, ao optar por uma nova instalação numa pequena cidade do interior de São Paulo traça estratégias para que tal remanejamento de seus colaboradores seja feita com maior aproveitamento possível. Busca manter seus funcionários ao apresentar a possibilidade desta transferência ser concomitante a uma ascensão de cargo, por exemplo. Assim, a empresa busca manter a imagem e prestígio já conquistados e poupa custos com treinamento de pessoal. Os funcionários se sentem valorizados e se vêm diante de um novo desafio profissional. Um desafio atraente e arriscado.

Concomitante ao stress gerado pela perspectiva de mudança brusca em sí, os colaboradores, ao saberem das tentativas da associação de moradores daquele bairro de impedir a instalação da empresa estão também diante do risco da não aceitação de seus prováveis novos vizinhos e da frustração de todo um planejamento pessoal, financeiro e social destes funcionários. Tal situação acarretou num aumento significativo do absenteísmo na empresa e denotou um clima mais tenso na organização. A produtividade foi prejudicada e os funcionários denotam certa insegurança.

Deste modo, a Gravadora se vê diante de um desafio ainda maior – mediar também os conflitos internos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com