TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gravadora

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional Gravadora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

POLO SANTA MARIA RS

• ADRIANA CANABARRO DO AMARAL

• CLÓVIS TAVARES BRASIL

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS

• TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

• COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tutor presencial: Bartholomeo Oliveira Barcelos

SANTA MARIA - RS

ABRIL /2014

PLANO DE TRABALHO

1. INTRODUÇÃO.

As constantes mudanças no cenário de nosso mundo globalizado e o aumento dos objetivos desafiadores pelos quais as organizações estão inseridas, fazem com que cada vez mais a tomada de decisão seja rápida e acertada, bem como a resolução dos conflitos através de uma negociação.

De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC): “Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais”.

Dessa forma, a mesma vêm ganhando espaço e importância no contexto de nosso dia-a-dia, pois a arte de negociar está presente em boa parte de nossas vidas, desde quem vai a padaria comprar pão à decisões de grandes investimentos. Os resultados derivados das negociações devem estar diretamente ligados ao bem estar das pessoas, como também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

Uma negociação geralmente é originada de uma situação ou conflito ocorrido no passado, visando uma solução para o momento ou futuro, pois pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. O negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento e aprimoramento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente, em busca de resultados e sucesso.

Nosso objetivo com este trabalho, é de apresentar uma visão sistêmica planejada em uma negociação com a gravadora Studio Music, da Cidade de Osasco, com os moradores do Bairro Bela Vista, da Cidade de Barueri, interior de São Paulo, onde os resultados sejam compartilhados por todos os envolvidos, de maneira amigável e conciliadora.

2.1 Mapeamento do perfil da associação de Moradores versus Gravadora

A negociação pode ser considerada uma troca de convencimentos, onde uma das partes objetiva persuadir a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido” (MARIOTINI, 2010). Desta forma entende-se que sob este aspecto a negociação é um processo de tomada de decisão entre partes que possuem anseios diferentes, em busca de um beneficio mutuo. A partir disso, busca-se mapear o perfil dos negociadores apresentados no desafio profissional.

Levando-se em consideração, que o resultado final de uma negociação seja satisfatório para todos os envolvidos, o negociador, Sr. Jorge Andrade, advogado, representante da gravadora Studio Music, tem um perfil empreendedor, estrategista, se utiliza de dialogo planejado, possuindo uma vasta experiência em dirimir conflitos, onde demonstra competência e inteligência. Seu objetivo é claro quanto à liberação da obra para futuras instalações da gravadora, sob a alegação de progresso e desenvolvimento para a região. Sua argumentação será pautada nos benefícios que a gravadora pode trazer para a cidade de Barueri, precisamente ao bairro mencionado, sem trazer prejuízos aos moradores do local.

A Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, na oportunidade será representada pelo seu líder, Carlos Henrique, Administrador, que tem por objetivo impedir a instalação da gravadora no local, sob a alegação de perturbação da ordem pública. Seus argumentos são pautados na tranquilidade que o bairro atualmente oferece aos moradores, principalmente às pessoas idosas que optaram em residir num local tranquilo e sossegado de se viver, distante das turbulências dos grandes centros.

A Prefeitura Municipal de Barueri tem um papel de suma importância nesta situação, que é de acompanhar as negociações, com o propósito de haver um consenso coletivo sem prejuízo do prosseguimento à liberação das obras para a instalação da empresa no referido bairro, levando em consideração os anseios de seus moradores, bem como a representação da referida gravadora.

Neste sentido a mesma convocará o representante de moradores, bem como o negociador representando a gravadora, para às reuniões que acontecerão em dois momentos, com o propósito de instigar um diálogo coletivo, buscando resultados onde comtemple ambos os envolvidos. Pois o ente público deve primar pelo desenvolvimento e progresso de sua cidade, levando em consideração os preceitos legais e éticos, se mantendo de maneira imparcial no conflito, em que os ganhos sejam compartilhados pelas partes envolvidas.

2.2 Habilidades essenciais dos negociadores, segundo Modelo Jung

O negociador Jorge Andrade representante da gravadora possui um estilo que busca a equidade e acordo diante das circunstâncias apresentadas, pois trabalha em colaboração e confiança no outro. Segundo modelo de Jung, define-se no estilo confrontador, pois sua tática consiste em obstruir itens desnecessários a negociação, definindo limites para ambos envolvidos no conflito. Sua aplicabilidade consiste em questões que exijam o melhor ou envolvam interesses relevantes.

Outrossim, o representante da Associação de moradores Sr. Carlos Henrique possui um estilo amigável, pois utiliza-se da cordialidade e cooperação com seu oponente, com o propósito de alcançar ou não seus objetivos, utilizando a tática de formação de grupo, pela força que este representa numa negociação.

2.3 Principais pontos da negociação

Diante da rejeição dos moradores do Bairro Bela Vista, município de Barueri, quanto à intenção de instalação da gravadora no local, os mesmos protocolaram junto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com