TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio da Profissao

Por:   •  15/6/2016  •  Ensaio  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA -  UNIDERP

POLO PIRITUBA

PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BARSILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

SUANNE VANESSA LIMA DE SOUSA

DESAFIO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA

TUTORA: SILVANA SILVA

SÃO PAULO – SP

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVOS        

4 METODOLOGIA        

1 INTRODUÇÃO

        O presente projeto tem por objetivo apresentar a atividade multidisciplinar do Colégio Futuro, voltado para o ensino médio. Pertencente a rede privada de ensino, o Colégio Futuro é um colégio de classe média localizado na zona oeste de São Paulo, equipado com laboratórios de informática, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva.

        O Colégio realiza com frequência assembleias junto aos pais e eventos de cultura e lazer para as crianças do bairro, sob orientação da equipe de corpo docente que é composta por 20 professores distribuídos entre o ensino fundamental e médio.

        Os alunos do ensino médio, por sua maioria não trabalham. Nas salas de aula há diferenças étnicos-culturais e/ou de gênero e um número pequeno de repetentes. As aulas do ensino médio são oferecidas de manhã das 7:30h às 13h.

        O projeto multidisciplinar “Meu Projeto de Vida”, visa orientar os jovens, estimulando o autoconhecimento para que reflitam sobre suas habilidades e sonhos.

2 JUSTIFICATIVA

        Atualmente, a escola não tem conseguido atender as necessidades de formação dos jovens para sua inserção no mercado de trabalho do mundo moderno, que exigem autonomia e habilidades complexas. Muitas das vezes o estudante conclui o ensino médio sem perspectivas pessoais e profissionais para dar continuidade na escolha de um futuro profissional.

        A história da estrutura e organização da educação brasileira reflete as condições socioeconômicas do país, sobretudo, o panorama político de determinados períodos históricos.

        A revolução de 1930 representou a consolidação do capitalismo industrial do Brasil e foi determinante para o aparecimento de novas exigências educacionais. (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2014, p. 152)

         A escola possui uma identidade própria, que constitui sobre a influência de sua realidade local e das diretrizes e teorias gerais da educação. O projeto multidisciplinar do Colégio futuro “Meu Projeto de Vida” compreende atividades que estimulam o autoconhecimento para que os alunos possam analisar suas escolhas e refletir que as escolhas que farão hoje, impactarão no seu futuro.

        É necessário ter como conteúdo de ensino, o foco em uma abordagem multidisciplinar. Os limites são flexíveis, portanto, subjetivos e, cada vez mais diferentes áreas exigem o domínio de linguagens, tecnologias e ações que precisam ser trabalhados ainda na escola, através da multidisciplinaridade, para que os jovens possam encontrar a relação que há entre as disciplinas.

3 OBJETIVOS

        O projeto “Construindo Meu Projeto de Vida” visa principalmente o envolvimento de todos os profissionais do colégio com os alunos, propondo uma troca de experiências entre educador e aluno. A temática do trabalho é: profissões. O jovem que está finalizando o ensino médio, falará dos motivos que o levaram a escolha da profissão a ser apresentada. Motivar os mesmos a procurarem as universidades que oferecem tal curso, maneiras de ingresso, informações com profissionais da área, assim como, a duração e as disciplinas dos cursos, a área de atuação, as possibilidades de remuneração, os ambientes de trabalho e etc.

4 METODOLOGIA

5 CONCLUSÃO

5 BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com