TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA PROFISSÃO DO PSICOPEDAGOGO

Por:   •  27/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  1.956 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ – FACEOPAR

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

DESAFIOS DA PROFISSÃO DO PSICOPEDAGOGO

ADRIANA PESCHISKY PAWLAK

JOSIEME ALVES CORDEIRO

MARIA NELCI FERNANDES

Laranjeiras do Sul – PR

 2015/10

ADRIANA PESCHISKY PAWLAK

JOSIEME ALVES CORDEIRO

MARIA NELCI FERNANDES

 

DESAFIOS DA PROFISSÃO DO PSICOPEDAGOGO

 

Projeto de pesquisa a ser realizado na Faculdade Centro Oeste do Paraná – FACEOPAR em Laranjeiras do Sul, como requisito integral para a aprovação na Disciplina de Metodologia de Pesquisa.

                                                        

                        

    Orientador (a): Joelson da Silva Sonday

Laranjeiras do Sul – PR

2015/10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        

5. CRONOGRAMA        

6. CONSIDERAÇOES        

7.REFERÊNCIAS        

8.ANEXOS..............................................................................................................


1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa surgiu a partir da indagação de saber qual as áreas de atuação do psicopedagogo, bem com suas contribuições e desafios do trabalho no processo de ensino aprendizagem.

O Psicopedagogo em sua formação pode analisar, observar, diagnosticar, tratar de dificuldades encontradas, trabalhando juntamente com outros profissionais e familiares, na qual só vem para somar no desenvolvimento pessoal. É preciso levar em consideração que o psicopedagogo em sua função pode estar também desenvolvendo trabalhos hospitalares, clínicos, escolares empresariais, trabalhando com observação, terapias, tratamentos clínicos, além de orientar os professores, onde seu foco principal é a aprendizagem do ser humano.

A Psicopedagogia, como área de estudos, surgiu da necessidade de atendimento e orientação a crianças que apresentavam dificuldades ligadas à sua educação, mais especificamente à sua aprendizagem, quer cognitiva, quer de comportamento social. Procurava-se, assim, o porquê ocorria essa problemática, avaliando e diagnosticando a criança, física e psiquicamente. Envolvidos nessa busca, estavam professores, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e psicomotricistas. Nessa primeira etapa da história da Psicopedagogia, todo diagnóstico recaia sobre a criança, o que significava que nela estava o problema, sendo então encaminhada para atendimento especializado. Esse enfoque de diagnóstico, prescrição e tratamento, envolvendo prognóstico, trazia implícita uma concepção de que o fim da educação era de adaptar o homem à sociedade (MASINI, 2006).

         Ao psicopedagogo cabe o papel de identificar e tratar das dificuldades na aprendizagem, proporcionando e oferecendo recursos para que tanto na escola, e próprias clínicas, sejam organizados projetos de prevenção, auxílio, criação de estratégias para que ocorra o ensino aprendizagem. Para que tanto o professor como o aluno tenha um novo olhar na arte de ensinar e aprender, mudando as estratégias de ensino e aprendizado e transmitindo o conhecimento ao educando aprendendo novas estratégias para, entender e adquirir o conhecimento.

 Nos questionários aplicado, os psicopedagogo enfatizam que o profissional não atua sozinho, mas sim em um grupo, assumindo assim uma postura profissional diante da solução dos problemas de aprendizagem, procura avaliar os diferentes contextos do indivíduo, e assim trabalhando em equipe para uma avaliação mais eficiente contando com vários profissionais e também com os familiares. A psicopedagogia trabalha para solucionar o problema com as pessoas envolvidas, como os pais, a escola, os professores, por isso desse trabalho multidisciplinar, para que cada profissional possa ajudar na abordagem, pesquisa de informações, pois, por exemplo, muitas vezes a dificuldade pode estar ligada ao professor e seu método de ensino, problemas familiares, e para descobrir os profissionais devem investigar desde sua vida familiar até sua rotina escolar, onde envolverá os diferentes profissionais para a investigação dessa dificuldade.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

                      Nossas indagações surgem através da investigação sobre como ocorre a pratica dos profissionais que atuam como Psicopedagogos tanto na escola quanto em clinicas.  No caso dessa profissão, há diferença entre atuar em clinicas e em instituições escolares. O profissional que escolher trabalhar em clinicas atenderá a:

Crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual. (MARICATO, 2013)

        Já aquele que optar em exercer seu cargo em escolas dará:

Assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem. Utilizando de técnicas e métodos próprios, possibilita a intervenção Psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar procura construir um espaço adequado às condições de aprendizagem e consequentemente evitando comprometimentos. (MARICATO, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com