TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional estratégia de preços

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]                                                   

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDERP

Campus Belenzinho - Unibero

Curso de Tecnologia em Marketing

FRANCIVANIA BRITO DE OLIVEIRA                RA 2845249488

Desafio Profissional

 - Estratégias de preços

- Marketing e comportamento do Consumidor

- Gestão de relacionamento do Consumidor

Prof.º Tutor EAD Antônio João Ferreira Junior

NOVEMBRO – 2015

SÃO PAULO/SP

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo realizar o levantamento mercadológico de produtos do ramo Têxtil, visando aumentar o faturamento da empresa Young Shirts, para isso foram realizadas pesquisas de mercado em diversos seguimentos como, localização da loja, público alvo. Esse projeto é levado pelo aspecto da sazonalidade visto que os produtos devem ser comercializados principalmente no período “pré” copa do mundo que será realizada no Brasil, devido a loja se entrar no estado de São Paulo e a mesma ser sede de um dos estádios da copa do mundo, aumentam as possibilidades de vendas pois além dos clientes que frequentam o bairro do Brás, famoso por seus preços convidativos, receberemos em nosso país torcedores de todo o mundo, com poder aquisitivo elevado e apaixonado pelo esporte que é paixão mundial.

Ramo têxtil

Ramo de atividade que consiste em utilizar material têxtil (tecidos) para confecção de diversos artigos como vestuário, roupas de capa, tapetes cortinas, etc. Muitas empresas criam artigos promocionais como bonés, camisetas, canetas, chaveiros e uma infinidade de produtos possíveis.

Os processos obrigatórios da indústria têxtil consistem em:

Fiação: Transformação de fibras em fios

Tecelagem: Transformação de fios em tecidos

Beneficiamento: Consiste na produção do produto acabado, pronto para ser vendido ao consumidor final.

Ramo Promocional

Consiste em produtos em sua maioria sazonais (por época) como por exemplo, produtos natalinos, carnaval, páscoa, etc.

Como foco da “Young Shirts”, serão confeccionados produtos sazonais referentes a copa do mundo que terá o Brasil como sede, e como a empresa está sediada no bairro do Brás, isso ajuda muito na venda desses produtos para lojistas de todo o Brasil, visto que a empresa está localizada em um polo de produtos promocionais e vestuário em geral.

Processo de decisão de compra B2B ou B2C:

B2B ou Business to Business: Consiste em vendas diretamente para outras empresas, normalmente são negociados promoções para os funcionários das duas empresas em que os mesmos tem um desconto adicional.

B2C ou Business to Costumer: Já esse formato consiste na venda padrão entre empresa e consumidor final.

Reconhecimento/Ativação da Necessidade: Por se tratar de uma linha sazonal, deve ser criado todo um clima referente aos produtos que serão vendidos, como se trata de um assunto que é paixão nacional (futebol), um apelo é fazer diversos tipos de propaganda, como cartazes, uniformizar os funcionários das lojas, expor as mercadorias e anunciar as promoções existentes.

Busca de Informações de Processamento:

No comércio varejista temos pilares que se bem definidos tem grandes chances de se tornar um negócio próspero e rentável: Produto, Preço, Praça e Promoção são os principais.

Levando em consideração as influências ambientais podemos dizer que o pilar “praça” pode ser considerado um fator decisivo, a localização da loja é muito importante para o segmento de sua empresa, contudo isso não é o suficiente, a loja deve ser bonita, atrativa, deve cativar o cliente, despertar nele o desejo de compra e mostrar o que quanto ele será beneficiado com a aquisição do produto.

Já no quesito influências individuais devem ser considerados principalmente o tratamento do cliente, com um ambiente agradável, cabe ao vendedor cativar o cliente para arrematar a venda, o vendedor tem um papel fundamental que pode definir se o cliente vai comprar por exemplo uma camiseta para ele mesmo, ou além disso, presentes para seus amigos e/ou familiares.

Avaliação de Alternativas de Pré-Compra:

O consumidor final normalmente com o E-Commerce em alta, consegue realizar pesquisas de preço em minutos, com isso, deve ser observado que os produtos devem oferecer qualidade e preço justo para atrair os consumidores.

Processo decisório de compra:

Isso não é novidade para ninguém, o cliente sempre busca qualidade e preço baixo, claro que isso não é via de regra e muitos clientes acabam pagando um pouco mais caro para comprar daquela loja que está a um tempo no mercado e está sempre atendendo bem, mas para qualquer empresário que busca a expansão e o aumento de faturamento como o Sr. Alberto, é necessário trazer para o mercado produtos que sejam novidade e se possível algo exclusivo, sempre com um preço convidativo.

Visita a Lojas

O consumidor tem como padrão sempre buscar pelo menor preço, normalmente nos centros varejistas eles sempre vão em várias lojas para pesquisar e decidir qual loja tem a melhor oferta de preço e condições de pagamento.

Contudo com o e-commerce em alta, o cliente tem agilidade para buscar os valores, mas deve ser levado em consideração que os valores encontrados na internet não são os mesmos das lojas físicas pois implicam valores como comissão do vendedor, aluguel e outros fatores.

Mala Direta

Muito utilizado pelos comerciantes em geral, através de encartes, panfletos e catálogos, sempre mostrando as vantagens de adquirirem os produtos em suas respectivas lojas. Sempre aproveitando para expor as melhoras ofertas.

Venda Pessoal

O método de venda pessoal é muito usado visto que tanto o varejo como atacado atuar com a forma de venda por comissão, o que acaba animando o vendedor a finalizar a venda pois quanto mais vender maior será o salário do mesmo.

Relacionamento Comprador-Vendedor

Como falado no tópico acima utilizamos o comissionamento como padrão, sendo assim, o vendedor acaba criando um relacionamento com seus clientes para que sempre que retornarem a sua loja o procure, isso é conhecido como “cliente preferência”, portanto os vendedores devem sempre realizar um excelente atendimento para que seja sempre procurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com