TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES

Por:   •  20/10/2015  •  Dissertação  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Didática para Educação Infantil

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

DESENVOLVENDO HABILIDADES

Denise Cristina Salla Garrido

Introdução

Presente na cultura humana desde os tempos mais remotos, a música exerce forte poder, pois está no cotidiano dos seres humanos. Se utilizada na educação desde os anos iniciais, pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Os benefícios da música na educação

Segundo Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais como nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Ainda para Bréscia (2003), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

A música estimula os dois hemisférios cerebrais: o lado racional (esquerdo) e o lado sensorial (direito), incentivando assim o desenvolvimento de diversas habilidades humanas. Platão (428-347 a.C.) dizia que “ a música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro”.

Por isso, o contato com a música na educação infantil é importante para o processo de ensino-aprendizagem. Pesquisas apontam que experiências musicais desde a infância, podem auxiliar nas habilidades intelectuais, motoras, cognitivas e afetivas mesmo na vida adulta.

        De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI):

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de integração e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente. (BRASIL, 1998, p. 45).

        Atividades com música podem ser utilizadas em sala de aula para que a criança tenha contato com um repertório variado, ampliando o gosto musical, aprender ritmos, memorizar canções, experimentar objetos para explorar sons, interpretá-las com dança ou desenhos, etc.

        A música “Cinco Patinhos”, da Xuxa, é um exemplo que pode ser utilizado em aula. A atividade aborda desenvolvimento motor com coreografias sobre a música; oralidade com o canto; expressão de emoções sobre sentimentos de perda, tristeza e alegria da música; criatividade através de desenhos ou confecção de personagens; e atividades como: a elaboração de um bilhete escrito para a Mamãe Patinha (português), registro numérico e contagem dos patinhos (matemática), e verificação das características das aves (ciências).

Conclusão

        A utilização da música para o processo de ensino-aprendizagem não tem como objetivo a formação de músicos, mas sim o incentivo à criatividade, aos benefícios que são oferecidos como sociabilidade, concentração, autoconfiança, além de estimular o intelecto de maneira agradável. É uma contribuição para a formação do indivíduo como um todo, inserindo-o em um universo cultural, com o enriquecimento de sua inteligência através da sensibilidade musical.

Referências bibliográficas

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com