TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Empresarial

Dissertações: Diagnostico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 20

diagnostico empresarial

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 EMPRESA 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Como a empresa trata cada um dos 4 P’s – produto, preço, praça e promoção 4

2.1.1.1 Produto 4

2.1.1.2 Preço 4

2.1.1.3 Praça 4

2.1.1.4 Promoção 5

2.2 MARKETING II 5

2.2.1 Principais características do cliente-alvo da empresa 5

2.2.2 Ações realizadas pela empresa para conhecer as características, gostos e comportamento dos clientes 5

2.2.3 Principal diferencial do produto ou serviço da empresa 6

2.2.4 O produto está totalmente de acordo com as expectativas dos clientes? É necessário modificações? 6

2.2.5 A empresa busca inovar seu produto? Com que frequência? 6

2.2.6 Cuidados com o ambiente, instalação 6

2.2.7 Meios de comunicação utilizado para divulgação? Razão de utilizar esses meios? 7

2.3 PESQUISA DE MERCADO 7

2.3.1 Projeto de Pesquisa 7

2.3.2 Aplicação da Pesquisa 7

2.3.3 Resultados da Pesquisa 7

2.4 NEGOCIAÇÃO 8

2.4.1 Negociação 8

2.4.2 Conflito 8

2.4.3 Situações de negociação e conflito existentes na empresa e como são tratadas 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Trabalho apresentado às disciplinas do 5º semestre do curso de Administração Bacharelado.

Com intuito de aprofundar nossos conhecimentos através da visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e na tomada de decisão.

Nosso trabalho será sobre o grupo O Boticário, uma conceituada empresa no ramo de cosméticos que iniciou-se no Paraná e hoje é referência de qualidade no Brasil e no mundo.

O Boticário é uma das unidades de negócio controladas pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). A segunda loja, aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, fez com que os produtos começassem a ser conhecidos em todo o país. Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982. Em 1986, O Boticário deu início à internacionalização, inaugurando a primeira loja em Portugal.

Hoje, O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca tem 900 franqueados, responsáveis por uma rede com cerca de 3.600 lojas, em 1.750 cidades brasileiras, onde são gerados em torno de 22 mil empregos diretos e indiretos. No mercado internacional, está presente em oito países.

2 EMPRESA

Nome: O Boticário

Setor: Comercial

Porte: Grande Porte

Cidade: Curitiba (sede)

Estado: Paraná

2.1 MARKETING I

2.1.1 Como a empresa trata cada um dos 4 P’s – produto, preço, praça e promoção

2.1.1.1 Produto

O produto é de fabricação própria. Possui uma fábrica em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba (PR), a capacidade total da fábrica é de produzir 280 milhões de unidades por ano. O Grupo Boticário conta com um escritório corporativo em Curitiba (PR) e outro em São Paulo (SP).

Em fevereiro de 2010, foi inaugurado o CD (Centro de Distribuição), em Registro (SP), no Vale do Ribeira. Desde então, a distribuição dos produtos das unidades de negócio do Grupo passou a ser feita a partir deste espaço, que recebe os produtos diretamente da fábrica e envia para filiais distribuídas estrategicamente pelo país.

O Boticário oferece ao seu público diversos tipos de serviços. Desde a confecção de produtos como a perfumaria, passando pelos cosméticos de diversos segmentos. Além disso, a empresa oferece serviço de atendimento ao cliente in loco, ou seja, no ponto de venda, através do site e pelo telefone 0800.

2.1.1.2 Preço

Os principais concorrentes do Boticário são a Avon, que tem no Brasil seu maior mercado, e a Natura. Ambas vendem porta a porta com um exército de revendedoras. Mas nenhuma das duas tem crescido tanto quanto o Boticário. Uma das explicações está no preço.

Para atrair a classe C, nos últimos anos o Boticário lançou produtos que custavam até 50% menos do que as linhas de entrada dos concorrentes. O Boticário criou sua estrutura nos tempos de mercado fraco.

2.1.1.3 Praça

Hoje, O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca tem 900 franqueados, responsáveis por uma rede com cerca de 3.600 lojas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com