TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Empresarial

Exames: Diagnostico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A elaboração do diagnóstico empresarial é essencial ao empresário, pois o auxilia nas tomadas de decisões diante do mercado e dentro da empresa, sendo assim um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico e posições financeiras. Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno e externo dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver-se, quando está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos contribuindo para o crescimento da mesma, mantendo-a ativa em um cenário de alta competitividade, atuando mediante custos compatíveis, a fim de enfrentar a concorrência e obter lucros suficientes para reinvestir e conquistar novos clientes num nível de mercado atual, ou seja, globalizado.

Como elaborar o diagnóstico?

Como qualquer diagnóstico inicia-se respondendo, de forma imparcial, a algumas perguntas; O que poderia ter feito, o que pode fazer, o que quer fazer, ou que deverá fazer, à empresa? E se a empresa tem realmente vontade de agir? Intervenções visando modificar certas atividades serão rentáveis no curto prazo? O clima da empresa admite tal intervenção? E quanto ao longo prazo, o que fazer? Com as respostas e frente aos levantamentos efetuados traçar metas, objetivos e prazos de execução.

Por que fazer o diagnóstico?

A finalidade principal é responder a questões colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade do mercado onde está inserida. O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Neste caso, as decisões poderão ser mais importantes, porque poderão melhorar os resultados de uma empresa lucrativa. Em resumo, quando tudo vai mal, não fazer nada é a pior solução. O diagnóstico é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e que define um roteiro geral ao processo de decisão. É um procedimento que possibilita ao empresário obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto do seu negócio. O objetivo é levantar os pontos fortes e fracos da empresa em todos os seus aspectos. Os pontos fortes serão explorados ao máximo; os pontos fracos serão elencados com causas e sugestões de correção.

A decisão de programar ações deve ser cuidadosamente pensada. O diagnóstico, então, terá cumprido suas finalidades: identificar os problemas, determinar suas causas, avaliar os recursos humanos e suas qualificações e ajudá-lo a implantar as soluções encontradas.

DIAGNÓSTICO SETORIAL

O sucesso de uma organização depende de uma avaliação constante de desempenho. Quando ocorridas falhas em sua administração ou na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com