TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Casos: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  9.208 Palavras (37 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 37

1 APRESENTAÇÃO

1.1 RAZÂO SOCIAL

Mazon Restaurante e Pizzaria Ltda.

Nome de Fantasia: Mr. Pizzo

CNPJ: 08.150.723/0001-89

Inscrição Estadual: 04.218.559-9

Inscrição Municipal: 115 400 01

Site: www.mrpizzo.com.br

Denominação oficial de identificação de uma organização é o nome designativo de uma empresa (DUARTE, 2009 p. 46).

O nome de fantasia é aquele pelo qual a empresa é conhecida no mercado.

1.2 ENDEREÇO

Rua: Pedro Teixeira, nº 931

Bairro: Dom Pedro

CEP: 69.040-000

Cidade: Manaus – AM

Endereço comercial é o local onde se encontra as instalações físicas da organização e são desenvolvidas suas atividades negociais (DUARTE, 2009, p. 291).

1.3 NATUREZA DO NÉGOCIO

Restaurante e Pizzaria

1.4 MISSÃO

A visita de observação direta e o acesso a site da organização possibilitou perceber que a empresa pesquisada tem definida, registrada e divulgada no site e nos quadros de aviso, a seguinte missão “Garantir a excelência em sabor e atendimento num ambiente alegre e festivo”.

Segundo Chiavenato (2000, p. 56), “missão é a razão de existência da empresa, é a razão de ser, a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir”.

Entende-se, com a missão apresentada, que a empresa prioriza a excelência no sabor, no atendimento e no ambiente oferecido aos seus clientes. São requisitos de fundamental importância para o sucesso de uma organização.

Verificou-se, na empresa pesquisada que a missão é conhecida por todos os colaboradores, ou seja, é um compromisso assumido por toda a equipe.

Definir a missão da organização é uma ação empresarial orientadora, através da qual a empresa torna-se visível e sustenta a sua imagem para o mercado, transmitindo eficiência e segurança.

1.5 VISÃO

A visita de observação direta e o acesso a site da organização possibilitou perceber que a empresa pesquisada tem definida, registrada e divulgada no site e nos quadros de aviso, a seguinte visão “Aperfeiçoar, registrar e praticar os padrões de qualidade nos processos de nossa pizzaria”.

No entendimento de Tavares (2008, p. 97) “visão é saber como se pretende que a organização seja vista e reconhecida, a partir de uma visão do futuro”.

Observa-se que a empresa pretende aperfeiçoar sempre os padrões de qualidade de seus produtos e serviços. Essa visão oferece garantias de competitividade no mercado em que atua.

Através da aplicação do roteiro de entrevista, verificou-se que, embora a visão seja um documento de fácil acesso, não há um perfeito entendimento por parte dos colaboradores.

Sugere-se, portanto, que a empresa aperfeiçoe o seu processo de comunicação para que a visão seja compreendida por todos e da melhor forma, tendo em vista que o bom discernimento da visão possibilita melhores resultados para a organização.

1.6 VALORES E PRINCÍPIOS

A visita de observação direta e o acesso a site da organização possibilitou perceber que a empresa tem estabelecidos, registrados e divulgados no site e nos quadros de avisos os seguintes valores e princípios:

• Comprometimento;

• Ética;

• Honestidade;

• Respeito;

• Transparência.

Segundo Costa (2007, p. 38) valores são “características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objetivo de avaliação, como se estivessem em uma escala, com graduação entre avaliações extremas”.

Verificou-se, através do roteiro de entrevista que há compreensão por parte dos colaboradores quanto aos princípios e valores da organização, isto é, todos conhecem e sabem da importância de praticá-los.

Entende-se que a empresa cujos proprietários ou gestores pautam o seu trabalho no respeito e comprometimento com os seus clientes internos e externos e que exercem as suas atividades com honestidade e transparência, além de cumprir esses valores, tem maiores chances e oportunidades de crescimento no mercado.

1.7 POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS

A empresa pesquisada não tem definidas as suas políticas. Sabe-se, entretanto, que a política organizacional deve está relacionada diretamente com seus objetivos, garantindo subsídios no que diz respeito à qualidade, atingindo consistência em suas decisões.

De acordo com Tavares (2008, p. 81), políticas organizacionais consistem “em sistematizar e tornar explícitas as regras e diretrizes das áreas da organização para orientar seu processo decisório, de maneira a viabilizar alternativas e opções coerentes em face da adoção de estratégias”.

Verificou-se que não há um entendimento correto por parte dos colaboradores quanto ao conceito de políticas organizacionais.

Recomenda-se que a empresa elabore políticas relevantes que possam garantir qualidade e eficiência nas atividades a serem executadas, fazendo uma ampla divulgação para que os colaboradores possam conhecer e praticar.

1.8 OBJETIVOS E METAS

A empresa tem como um de seus objetivos “tornar-se líder no fornecimento de rodízio de pizza na cidade de Manaus”.

Para que os seus objetivos possam ser alcançados, a empresa estabeleceu como metas, abrir mais duas lojas, uma de delivery e uma de rodízio, até março de 2011.

Definir objetivos é uma das tarefas do empreendedor. Objetivo é o alvo a ser alcançado pela empresa, onde ela quer chegar.

As metas, por sua vez, são estabelecidas para dizer como, quando e quais ações deverão ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com