TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direcao E Comportamento Humano

Pesquisas Acadêmicas: Direcao E Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

Organizacao e sua estruturacao

A organização formal caracteriza-se por finalidades, procedimentos, regras e relações explicitas. É baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades.

A organização informal é constituída de valores, representações e padrões de relação que se estabelecem entre as pessoas que interagem.

Estrutura organizacional Definir estrutura organizacional é explicitar a relação entre os elementos da organização no ambiente no qual esta inserido, de modo a configurar as ações em direção à consecução de seu objetivo.

Nível estratégico:Correspondente ao nível de cúpula da organização. É representado pelo presidente e/ou por seus diretores. Os administradores tem que pensar mais a empresa ao invés de executar.

Nível tático: Equivale ao nível gerencial da organização. É responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como por exemplo em Recursos humanos, Marketing, Finanças etc.

Nível operacional: Representa o “chão de fabrica”. É o nível responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. O administrador deve ter conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

Complexidade

A complexidade de uma organização apresenta-se por meio da diferenciação horizontal, vertical ou hierárquica e da dispersão espacial.

• Diferenciação horizontal: subdivisão de tarefas cumpridas pela organização entre seus membros. Diz respeito ao numero de departamentos e/ou ao numero de especialidades de uma organização.

• Diferenciação vertical ou hierárquica: refere-se à estratificação da hierarquia enquanto número de níveis hierárquicos existentes do alto da organização ate sua base, ela mostra que a organização esta dividida em camadas de autoridade.

• Dispersão espacial: é considerada o elemento final da complexidade, demonstra o numero de unidades de uma organização dispersas geograficamente, mas vinculadas à matriz.

Amplitude administrativa ou de controle: Trata-se de um indicador da estrutura da organização e é um reflexo das diferenciações verticais e horizontais previstas na estrutura organizacional. Amplitude de controle refere-se ao “número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. À medida que uma pessoa sobe numa estrutura organizacional, sua amplitude torna-se menor.

Formalização

• As normas e os procedimentos concebidos para lidar com as contingências enfrentadas pela organização fazem parte do que se chama formalização.Nas unidades organizacionais onde predominam tarefas rotineiras, os procedimentos são altamente formalizados,

• A intensidade ou grau de utilização da formalização nas organizações depende de fatores como tamanho, tecnologia empregada, complexidade, profissionalização e grau de centralização ou descentralização.

Centralização e descentralização

• A centralização se refere à distribuição de poder nas organizações, sendo, por isso, um dos melhores meios de resumir toda a noção de estrutura.

• A estrutura é centralizada quando todo o poder para a tomada de decisões está em um só local da organização, ou apenas nas mãos de uma pessoa. E a estrutura é descentralizada na proporção em que o poder fica disperso entre muitas pessoas,

• As características da estrutura organizacional denominadas de complexidade, amplitude de controle, formalização, centralização e descentralização influenciam e são influenciadas pelos fatores condicionantes do processo de estruturação das organizações, por exemplo, estratégia tecnologia, ambientes internos e externo,.

Estrutura organizacional- objetos,legislação,estratégia,tamanho e tecnologia.

• Fator da escolha estratégica: segundo este fator, o conselho dominante pode escolher o arranjo estrutural. A abordagem da escolha estratégica enfatiza que os conselhos ou lideres da organização ao meio, também conseguem manipular o ambiente para faze-lo entrar em conformidade com os objetivos da organização.

• Fator tecnologia: o conceito envolve muito mais do que a maquinaria ou o equipamento usado na produção. Isso porque a estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com o tipo de atividade exercida pela organização. Quanto mais complexa a tecnologia maior o numero de chefes e de níveis administrativos.

• Fator ambiente externo: o ambiente externo deve ser compreendido com o conjunto de elementos externos à organização que a influenciam e são influenciados por ela. A estrutura de uma organização deve estar em permanente sintonia com o ambiente em que a organização esta inserida e com a natureza de suas atividades.

• Fator ambiente interno: : o ambiente interno deve ser compreendido com o conjunto de elementos internos à organização que a influenciam e são influenciados por ela. São fatores como disponibilidade de recursos, estrutura atual, dimensão da organização, cultura organizacional, processos organizacionais, dentre outros.

• Fator humano: toda a estrutura é formada por pessoas que tem necessidades a serem satisfeitas e devem ser motivadas e valorizadas quanto a seu potencial. Não apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com