TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diágnóstico Organizacional

Seminário: Diágnóstico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Diagnóstico organizacional

A palavra diagnóstico significa examinar, conhecer, discernir e em uma aplicação organizacional não será diferente pois visa avaliar vários fatores empresariais.

O diagnóstico organizacional irá fazer um levantamento das condições de uma empresa com a finalidade de identificar no seu desempenho as suas falhas que comprometem o seu crescimento bem como o desenvolvimento de todos os seus setores.

Assim como um paciente quando está com algum problema de saúde e decide procurar um hospital, o médico antes de qualquer intervenção ou procedimento solicita uma série de exames, testes e perguntas a serem respondidas para que ele possa identificar quais são os sintomas e com base nessas informações tomar alguma decisão.

Então podemos comparar o papel do médico ao atender o paciente que está com uma enfermidade, com o do consultor que irá fazer um diagnostico em uma empresa, onde a primeira etapa será fazer uma definição do quadro atual ou seja tirar um "Raio-X" dos processos e procedimentos da empresa, ou dos setores que forem trabalhados, depois será feito o apontamento das necessidades de melhoria, que seria o equivalente ao "Laudo do Raio-X" onde será apontado os pontos vulneráveis e propícios a falhas e perdas, após ter feito isso será necessário a revisão e implementação de processos onde irá ser desenvolvido em conjunto com a empresa as melhorias nos processos atuais e os novos processos necessários para aprimorar os negócios, e por fim a implantação e disseminação do know-how dos novos processos, garantindo a sintonia de todos envolvidos no trabalho.

Então como o ponto chave no diagnóstico é identificar os problemas da organização, é necessário ter um entendimento sobre o que vem a ser PROBLEMA. Um problema é um obstáculo encontrado durante a passagem de uma situação para outra mais favorável, ou seja, a diferença encontrada entre uma situação desejada e a situação atual.

Existem 2 pontos que estão atrelados a qualquer tipo de problema, e são de suma importância na construção de um diagnóstico que são: as causas desse problema, ou seja, de onde veio e como surgiu, e os efeitos que esse problema produz na empresa. Ou seja precisamos entender muito bem essa relação de problema-causa-efeito para poder realizar uma boa avaliação dos processos da empresa avaliada.

Então o primeiro passo a ser dado, é detectar em que setores há problemas e então traçar estratégias. Questões financeiras como inadimplência, empréstimos, salários atrasados, dívidas, sempre foram o foco do estudo quando se trata de um diagnóstico de uma empresa, mas devemos nos atentar para as outras dimensões do negócio. Mesmo não sendo o único setor que pode gerar problemas a análise financeira é muito importante no diagnóstico para saber se algo não está indo bem no negócio, sendo assim, temos que fazer avaliações sobre receita, custos fixos e variáveis, e resultados, e ter uma visão sistêmica da organização porque a empresa pode obter lucro, mas ter grandes problemas no caixa, porque está com um estoque grande, vendendo muito a prazo e demorando a receber.

No estudo de diagnóstico organizacional existem várias vertentes técnicas e tipos diferentes de se avaliar uma empresa, aqui estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com