TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Projeto Oxigênio

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

André Luiz Miguel Lourenço

Trabalho da Disciplina de

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,

Tutor: Prof. Antonio Luiz Draque Penso.

Limeira

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?

REFERÊNCIA: GARVIN, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?. Caso número 9-313-110. Boston: Harvard Business Scholl, 2013.

TEXTO: 

Para entendermos como se deu início o Projeto Oxigênio, um breve relato sobre a empresa. O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, dois estudantes de doutorado de ciências da computação na Universidade de Stanford, com uma cultura informal desde o início, a filosofia da empresa era promover um ambiente de trabalho harmônico e saudável, melhores chefs de cozinha foram contratados, café da manhã, almoço e jantar grátis, videogames, futebol de mesa nos corredores, havia bolas de exercícios nos escritórios, podia até levar cachorro para trabalho, esses eram alguns dos benefícios oferecidos, tudo isso para acelerar o surgimento de novas ideias.

Entretanto, no momento da contratação, era adotado um rigoroso processo de seleção voltado para dados, nos currículos analisados era destacado, o alto nível de capacidade cognitiva. Os candidatos aprovados eram avaliados por seus predicados, como por exemplo, iniciativa, flexibilidade, espírito colaborativo, desta forma, acreditasse que apenas fracassam os gerentes autoritários, pois o Google possui muitos jovens realizadores que desejam autonomia e trabalho e conjunto.

O nome Projeto Oxigênio foi dado por Michele, uma das integrantes da equipe que entendia que boa gestão de pessoas é tão essencial como respirar. Este projeto foi um esforço científico de se mapear o que faz um bom gestor de pessoas, uma questão bastante discutida era se os gestores de pessoas realmente faziam alguma diferença ou se ao invés disso acabavam atrapalhando o desenvolvimento de sua equipe, portanto esse foi o grande tema que motivou a pesquisa do Projeto Oxigênio. No ano de 2002 inicia-se as discussões sobre o assunto, e mais a frente é criado o Laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab), uma área de análise de dados e estudo de campo focados em R.H para fazer a vida dos googlers melhor.

A primeira fase do projeto foi quantitativa, a ideia era observar através do Googlegeist, que é a pesquisa de clima da empresa, se os gestores de pessoas faziam diferença positiva ou negativa, com o intuito de traçar a correlação de notas e avaliações dos gestores com, retenção, satisfação no trabalho e desempenho, outro ponto foi revisar as entrevistas de desligamento, os dados mostravam que os gestores com notas mais altas tinham menos desligamentos e suas equipes eram mais felizes com relação aos gestores com notas mais baixas, portanto, no primeiro ponto analisado a resposta foi sim, um bom gestor faz a diferença na vida de seu liderado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com