TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Para Executivos - Resenha

Ensaios: Economia Para Executivos - Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

O professor Shlomo Maital aborda, em seu livro Economia para Executivos, ensinamentos de forma direta que os economistas podem trazer aos executivos e de qual forma estes podem aplicar em seus negócios. Esses estudos são analisados utilizando-se do trinômio Custo/Preço/Valor, sendo que, nas páginas dedicadas a “Como ouvir seu cliente”, o autor vai fazer essa análise a partir de aspectos subjetivos da economia ligados a demanda, isso porque a tomada de decisão pelo consumidor é essencialmente psicológica.

O autor considera que nem sempre o preço é o ponto determinante para o consumidor e elenca treze fatores que vão “modelar o potencial de demanda do mercado”. Valendo-se de exemplos que já ocorreram no mundo real Maital demonstra como aplicar essas forças.

A Conveniência é mostrar ao que cliente que existe uma necessidade e ter a tecnologia necessária para satisfazê-la, para isso o empresário deve estar alerta para esse reconhecimento e possuir o remédio conveniente a ser aplicado.

Para explicar o segundo tema, Barulhos e Espumas, o autor faz uma analogia aos carros de som do circo, e como o comportamento do consumidor é afetado simplesmente porque outras pessoas estão comprando o produto. Dessa forma, o carro de som atual, o marketing, é essencial para alcançar e gerar um desejo de compra no cliente.

A relação de Custos e Preços é outro aspecto importante a ser debatido, embora possam ser mensurado objetivamente, a percepção de caro e barato para o consumidor pode ser diferente do que a da empresa. O economista afirma que o cálculo do preço deve ser feito de forma global, olhando o mercado como um todo, para que haja equilíbrio entre o preço cobrado e a relação oferta/demanda.

Conhecer as características do cliente e da população que está inserido é mais uma ferramenta apresentada, a Demografia. A partir dela pode-se entender o rumo que o mercado irá tomar, tanto de forma objetiva, como pela quantidade de cliente que haverá com um crescimento demográfico; bem como de forma subjetiva qual a forma de pensar da nova geração que estará se formando.

A Sensibilidade ao preço ou Elasticidade é uma perspectiva que da ao executivo dados importantes para saber qual o seu mercado e qual a importância do seu produto ao comprador. Ela poderá nortear a formulação do preço e a diferenciação que pode ser feita com o produto para que este venha a ter um destaque maior no cotidiano do cliente.

A Flutuação das modas e manias tem de ser conhecida pelo administrador para saber comercializar e inovar, saber como funciona o ciclo de seus produtos. A Ganância é um aspecto que se observado de forma correta pode prevenir grandes prejuízos e mesmo trazer grandes lucros a companhia, sabendo o momento certo de se aproveitar da bolha formada pela ganancia.

Utilizar dos Hábitos do consumidor para otimizar os resultados e pesquisar a forma com que o cliente utiliza sua renda (Índice de Renda) podem orientar a empresa no quesito sensibilidade ao preço do produto.

O autor faz uma analogia no fator “Jazz e Boss”, ha produtos que embora sejam Jazz, ou seja, satisfazem as necessidades não possuem bossa, essa podendo ser entendida como um atrativo para compra, que pode ser uma apresentação diferente do produto ou uma tecnologia nova para desempenhar uma função. Essa ideia nova trará certo destaque ao produto.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com